O SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA CIÊNCIA E PROFISSÃO
Por: Ana Paula • 11/4/2020 • Resenha • 500 Palavras (2 Páginas) • 115 Visualizações
FICHAMENTO SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO
ACADÊMICA: AMANDA GABRIELA DO N. ARAÚJO RA: 2020100285 [pic 1]
CURSO: BACHAREL EM PSICOLOGIA PROF: LUCIMAR CONEGLIAN
DISCIPLINA: SEMINÁRIO EM PSICOLOGIA: CIÊNCIA E PROFISSÃO
SÉRIE: PRIMEIRO PERÍODO
REFERÊNCIA: A Psicologia no Brasil. Psicol. cienc. prof., Brasília , v. 30, n. spe, p. 246-271,Dec 2010 . Available from
PSICOLOGIA NO BRASIL
Segundo Ana Bock, a psicologia pode se sintetizado como o de uma profissão comprometida com interesses da elite brasileira, que de algum modo, é responsável pelo começo e o desenvolvimento da psicologia no Brasil. As pesquisas têm mostrado que muitos psicólogos se mantêm registrados no conselho, mesmo sem atuar na área, pois, eles imaginam que um dia vão começar a exerce na função. Os cursos de Psicologia têm baixos índices de evasão e de inadimplência, isso mostra um total interesse.
Nos anos 80, acontece a entrada dos psicólogos na saúde mental e o surgimento a partir das universidades.
A Lei n° 4.119/62 que regulamenta a profissão no Brasil, não chegou tão rápido, não tínhamos algo que pudesse ser denominado profissão e nem uma categoria profissional, a não ser testes que era um conjunto de ferramentas de trabalho, não existia nada para o reconhecimeno oficial e legal da profissão de psicólogo. No início dos anos 70, é dado ao psicólogo a oportunidade de trabalho mas dizia-se o que ele deveria fazer.
Segundo Cesar Ades, a psicologia, é um privilégio, um pouco fantasioso,de ser uma leitura da mente. A psicologia perde um pouco por não ser considerado uma ciência, por ser tomada a partir de seu jeio intuitivo, a psicologia é uma arte. Cesar diz também, que a história da psicologia é a história da luta em torno dos decretos e das leis que permitem ao psicólogo ter autonomia na sua atuação profissional. Existe um disputa entre o psicólogo e o psiquiatra
ANALISE DO TEXTO: Tive muita dificuldade para entender e poder produzir esse texto. Deu a entender que o Cesar Ades defende o lado científico da psicologia, e por ele, todos alunos deveriam estar envolvidos com isso. Enquanto Ana Bock fala sobre o surgimentos das faculdades, das matérias, etc.
- Como e quem reguamentou a psicologia no Brasil enquanto profissão?
- ‘’Era muito comum, naquela época, encontrar semanas de Psicologia que tinham como questões que Psicologia queremos, que psicólogos queremos ser.’’ (??)
...