O SOLISTA
Monografias: O SOLISTA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 14/5/2014 • 381 Palavras (2 Páginas) • 567 Visualizações
INTERVENÇÕES TERAPÊUTICAS
Analisando o paciente Nathaniel, vejo que não houve nenhuma intervenção terapêutica, pois, em nenhum momento no filme mostra algum profissional na área da psicologia atuando diretamente com o personagem. Agora o que pode ser considerado, é a relação do jornalista Steve Lopes com Nathaniel, aí sim, pode ser citado aqui algumas intervenções as quais o ajudaram na sua melhora.
A primeira intervenção é quando o jornalista Steve Lopes pede a Nataniel que autorize sua história ser publicada no jornal e quando acontece essa conversa, imediatamente na memoria de Nathaniel vem a tona a sua historia pessoal e quando isso acontece ele mostra uma agitação e desconforto. Isso pode ser considerado, pois, de alguma forma, Nathaniel revive esse momento em sua memoria como sendo importante na sua melhora na vida social.
A segunda intervenção é na cena em que o jornalista Steve Lopes doa o violoncelo para Nathaniel e diz que para ele tocar o instrumento o mesmo deveria ir para um abrigo, pois é um objeto de valor. Aqui a intervenção pode ser vista como uma ajuda para melhorar a qualidade de vida do paciente, pois no abrigo, ele poderia ser bem cuidado. Seguindo a cena, mostra o paciente com uma aparência melhor. Nathaniel havia penteado os cabelos, e também estava tocando o violoncelo para as pessoas do abrigo. Essa cena também conta como uma intervenção, pois, com a ajuda do jornalista Steve Lopes, Nathaniel estava começando a ter contato social.
Outra intervenção é quando o jornalista Steve Lopes proporciona um apartamento para que Nathaniel ficasse para ter as aulas e o mesmo resiste e o jornalista se mostra irritado e o paciente percebe. A tentativa do jornalista é mostrar a Nathaniel uma qualidade de vida melhor e não voltar para debaixo da ponte como antes.
Uma das ultimas cenas, é quando o jornalista Steve Lopes leva Nathaniel para se reencontrar com sua irmã. Pode ser considerado como uma intervenção, pois, o paciente a recebe por reflexos do olhar e as palavras que ele fala a ela são meio desconexas e sem sentido mas mesmo assim ela o entende.
Apesar do jornalista Steve Lopes não ser profissional na área da Psicologia, o mesmo colaborou para a melhora do paciente em todos os sentidos. E isso é de grande valia para portadores de transtornos mentais.
...