O Solista
Dissertações: O Solista. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: valsantos82 • 20/9/2014 • 417 Palavras (2 Páginas) • 487 Visualizações
O Filme
O filme "O Solista" (2009) conta a história de Nathaniel Anthony Ayres (Jamie Foxx), um genial aluno de música que, em sua ascensão musical, começa a ter alucinações que o impem de continuar sua carreira. Nathaniel fazia parte de uma escola de música para a qual se dedicava em tempo integral até começar a ter alucinações. As alucinações passam a ser mais freqüentes e acabam levando-o a tornar-se morador de rua. Nathaniel vive sozinho nas ruas de Los Angeles onde conhece Steve Lopez (Robert Downey Jr.), um jornalista que está vivendo uma crise em seu trabalho.Baseado em uma história real, o filme do diretor inglês Joe Wright mostra, além da vida do músico, a relação entre Nathaniel e Steve. A história de vida de Nathaniel condiz com o aparecimento e desenvolvimento dos sintomas característicos da esquizofrenia, e o músico é relatado no filme como esquizofrênico. O relacionamento dos personagens principais ilustra a complexidade que envolve o dia a dia com pessoas esquizofrênicas, demonstrando cenas em que o personagem vai para uma instituição.
A Esquizofrenia e a Errância
A esquizofrenia é a principal forma de psicose (Dalgalarrondo, 2008) e afeta 1% da população, desencadeando-se de maneira imprevista. raciocínio. Pode-se dizer que Nathaniel viveu tal errância antes de ter uma crise e manifestar claramente características da esquizofrenia. Nathaniel buscava afastamento porque a realidade parecia por vezes deixá-lo muito confuso e perdido. Ele aparece recluso, utilizando a música como forma de escape de uma realidade que parecia assustar-lhe. Nathaniel gradualmente foi recolhendo-se a seu apartamento e rompendo com a interação com outros até que as vozes que ouvia aumentaram e sua crise irrompeu, impedindo que continuasse o estudo.
As alucinações predominantes vividas por Nathaniel são auditivas. O filme sugere que ele perceba diferentes cores em movimento, mas não traz nenhum conteúdo que confirme essas possíveis percepções. Segundo Dalgalarrondo (2008), as alucinações auditivas podem ser divididas entre alucinações auditivas simples ou complexas, correspondendo, respectivamente a zumbidos e estalos ou a vozes que falam com o sujeito e podem se manifestar de forma imperativa e assustadora. Pode-se concluir, através do conteúdo trazido pelo filme, que Nathaniel tinha alucinações simples a princípio, o que contribuía para que se comportasse de maneira
estranha, mas não disfuncional. Sua crise, entretanto, irrompeu quando ele passou a ter freqüentes alucinações complexas em que vozes falavam com ele sobre o que pensavam de sua pessoa e davam-lhe ordens, deixando-o extremamente assustado e fazendo-lhe reagir de maneira agressiva e incoerente para quem o cercava.
A relação entre os personagens desenvolve-se quando o jornalista
...