O começo do processo de definição do que é saúde mental começou partindo do pressuposto que, a saúde mental é a capacidade de viver de forma satisfatória
Por: carolzinhamata • 5/6/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 331 Palavras (2 Páginas) • 264 Visualizações
O começo do processo de definição do que é saúde mental começou partindo do pressuposto que, a saúde mental é a capacidade de viver de forma satisfatória e produtiva, considerando-se que a saúde mental não pode ser compreendida isolada de outros fenômenos multifatoriais que constituem a pessoa e suas relações sociais. Com o passar dos anos, esta definição foi agregando outras formas definição. Em particular, a de que a saúde mental não é somente a saúde da ‘mente’, por contraste com a saúde física. Tanto a saúde física como a mental estão condicionadas por circunstâncias socio-culturais. Formando a famosa colocação de que o homem é um ser biopsicossocial. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou, em 1958, sua definição de saúde mental: ‘Saúde mental é o completo bem-estar físico, mental e social’.
Já a correlação de saúde mental e trabalho é observada, muitas vezes, que o trabalhador não conhece a significação de seu trabalho no conjunto de atividade da empresa, sentindo que sua tarefa não significa nada para a família, os amigos e a sociedade em geral, fazendo com que alguns fatores emocionais comecem a serem sentidos. O trabalhador começa a ver que o trabalho não é nada além de pressões fixas, rígidas, incontornáveis, inaugurando a repetição e a frustração, o aborrecimento, o medo ou o sentimento de impotência (Dejours, Jayet e Abdoucheli 1994). A partir da baixa qualidade de vida no trabalho se torna a causa crescente de alienação e insatisfação do trabalhador e do declínio de produtividade. Além disso, incentiva o aumento de comportamentos como o absenteísmo, greves, alcoolismo, entre outros.
A busca pela qualidade de vida no trabalho, através de realização profissional, juntamente com a qualidade de vida para o trabalho, com questões pessoais, emocionais, familiares e sociais sendo trabalhadas, facilita o bem estar do trabalhador. Algumas mudanças no próprio ambiente de trabalho com intervenções que propiciem a valorização do trabalhador poupariam gastos da empresa com futuros absenteísmos e manteriam um clima agradável no local de trabalho.
...