O que síndrome de Down
Por: MarianaBeltran • 7/5/2019 • Abstract • 764 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
O que síndrome de Down
A SD é uma anomalia genética crônica de desordem cromossômica, produzida pela presença de um cromossomo excedente, podendo ser caracterizada como trissomia simples do cromossomo 21, por mosaicismo ou translocação no 21 ou 14.
Ela é como um acidente genético, ocorrido no momento da concepção. As características podem ser observadas logo após o nascimento e diagnosticada após o cariótipo sanguíneo.
Esta síndrome pode ocorrer em todas as raças humanas e até em algumas espécies de mamíferos.
No caso de mosaicismo a causa pode ser genética.
Alguns estudos também apontam o avanço da idade materna, como provável causa, devido os folículos que darão origem aos óvulos já haverem nascido com a mulher, estas células estando mais velhas podem ter mais chances de erro durante esse processo de divisão.
Algumas Características :
- Hipotonia e hiperflexibilidade;
- Pequenas dobras de pele no canto interno dos olhos;
- Língua aumentada;
- Nariz pequeno com bases achatadas;
- Orelhas projetadas abaixo da linha dos olhos:
- Olhos amendoados e distantes;
- Palato ogival;
- Cardiopatia congênita;
- Problemas respiratórios;
- Apneia do sono;
- Otites recorrentes;
- Doença do refluxo esofágico;
A deficiência intelectual está presente em todos os casos, alguns mais severos que outros, podem apresentar atraso motor, déficit de memória e atenção. Além das referidas o desenvolvimento da fala também é comprometida mostrando-se mais lenta, onde podem gerar mais atrasos no desenvolvimento.
Podem ter associações a outros transtornos e deficiências que futuramente veem a apresentar conforme o desenvolvimento de cada um, podendo ser amáveis, imitadores, com ótimo humor e temperamento agradável.
Lembrando que cada portador da síndrome de Down é único, com suas características e desenvolvimento.
Tratamento
Para um melhor desenvolvimento a necessidade da Estimulação Precoce o quanto antes.
A Fonoaudiologia, a Terapia Ocupacional, a Ecoterapia, a Psicologia e a Fisioterapia são tratamentos indispensáveis neste processo para um melhor desenvolvimento motor, psíquico, comportamental, social e físico, aumentando a expectativa de vida e interação na Sociedade e na inclusão da escolar regular.
A família constitui seu primeiro universo de relação social saudável tendo um papel fundamental no desenvolvimento, estimulando a fala, a autonomia, a educação e regras.
Ela tem uma enorme carga emocional desde o nascimento, não só em termos de reações e sentimentos de seus membros, como também de estrutura e funcionamento da família. Sendo cada um com seus limites, dificuldades e recursos, havendo necessidade de se aprofundar sobre a síndrome e os melhores meios de desenvolvimento.
A importância da ajuda psicológica
A Psicologia é sempre de grande ajuda para todos os membros envolvidos.
A família tem uma sobrecarga adicional social, psicológica, financeira e também de cuidados. Gera um sentimento de ansiedade e incerteza quanto a vivência e o desenvolvimento desta criança a longo prazo, e até o próprio impacto deste cuidado na vida pessoal da mãe e dos familiares.
Sendo assim a família gera a possibilidade na criança de interiorizar a independência contribuindo para interagir em outros ambientes.
Inclusão na Escola
...