OS MÉTODOS DE PESQUISA
Por: TONISANTANA • 14/5/2020 • Trabalho acadêmico • 716 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
FACULDADE ESTÁCIO
CURSO DE PSICOLOGIA 7º
TONI ANDERSON BARBOSA SANTANA
METODOS DE OBSERVAÇÃO EM PSICOLOGIA
PROF. EVERSON DOS SANTOS MELO
MACEIÓ, 2020
QUESTÕES:
1. O que diferencia a observação cientifica da observação do senso comum?
R. O senso comum ele é obtido através da experiência centrada no dia a dia, é conhecido como “empirismo ou empírico”, ela vem do conhecimento homem e suas narrativas de vida, por exemplo: Minha avó sempre usou chá de camomila como um relaxante muscular e também sonífero, está crença foi passada ao longo dos anos na família. A observação do senso comum não tem valor no âmbito cientifico, porém, não se pode despreza-la, seus conhecimentos contribuem para a vida dos indivíduos em sua comunidade é algo que faz parte da cultura.
Obs. O senso comum sempre esteve presente na história da humanidade.
O conhecimento cientifico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência. Para ser ciência de fato é preciso passar por alguns requisitos que asseguram certeza do trabalho desenvolvido. O método cientifico requer: Observação, perguntas, hipóteses, experimento, analise e conclusão.
Podemos destacar que a Psicologia tornou ciência quando Wundt na metade do século XIX deu-se início a psicologia como ciência com o primeiro laboratório experimental, em Leipzing. Até hoje grandes teóricos desenvolvem métodos científicos no campo do saber e com isso paradigmas são quebrados provando o quanto está ciência e fascinante.
O método cientifico pode ser definido como um conjunto de procedimentos por meio dos quais um cientista consegue propor um conjunto de explicações para fenômenos, constituição e formação de materiais etc...
QUESTÃO
2. Considerando os tipos de estudo na pesquisa psicológica, conforme Gazzaniga e Heatherton (2005), qual a diferença de um estudo experimental para um estudo correlacional? Traga um exemplo (real ou fictício) de um para ilustrar.
R. Estudo correlacional é o tipo de pesquisa que procura explorar relações que possam existir entre variáveis, exceto a relação de causa-efeito. O estudo das relações entre variáveis é descritivo porque não há a manipulação de variáveis, sendo a predição o tipo de relação mais frequentemente estabelecida. No entanto, a pesquisa correlacional precede a realização de pesquisa experimental, porque a relação de causa-efeito somente poderá ser estabelecida quando duas variáveis são correlatas. No estudo correlacional os primeiros teóricos tentaram abordar esta sistemática, porém, sua subjetividade trouxe problemas e não foi conclusiva, Wundt com a introspecção percebeu que a mente do ser poderia processar variáveis múltiplas conforme sua subjetividade no dia a dia.
Vamos ao exemplo: O cristianismo fundou sua base na fé em Deus, dando início ao grande movimento Cristão, pode se dizer que seria a matriz, dela surgem outras variáveis como os mulçumanos o Islamismo, nota-se que o surgimento desta nova vertente de fé as variáveis não puderam ser manipuladas. Qual a correlação entre eles? Deus e a fé.
No estudo experimental as variáveis são manipuladas, quem obteve grande êxito com este estudo foram os Behavioristas, manipulando as variáveis, recompensa- punição, estímulos- respostas, para Watson “Ele concordava com Descartes sobre o dualismo essencial da mente e do corpo, mas sentia que a mente era simplesmente um subproduto etéreo do funcionamento do complexo sistema nervoso humano”.
...