Organizacional
Artigos Científicos: Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Alexandre123456 • 2/3/2015 • 1.073 Palavras (5 Páginas) • 289 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
A cada dia mais o mundo passa por grandes transformações, e sem dúvidas as organizações sofrem grandes impactos em prol de mudanças. Mudanças para aperfeiçoamento, aprendizagem, capacitação, treinamento, tecnologia, planejamento, organização, direção, controle, enfim inúmeras peculiaridades de desempenhos e resultados. E com isso, a aplicação dos processos gerenciais faz toda a diferença.
Necessário que as pessoas nas organizações tenham capacidade de desempenho eficiente para um resultado eficaz, gerando integração de esforços mútuos com competências sustentáveis e objetivos concretos.
Há competências e processos gerencias, a saber, respectivamente: o famoso CHÁ – conhecimento, habilidades e atitudes, ou seja, saber, saber fazer e fazer, e o outro é: planejamento, organização, direção e controle. Ferramentas essas que levam as organizações ao sucesso desde que utilizadas de formas corretas, viáveis e estruturadas. A utilização adequada agrega valor tanto profissional quanto pessoal dos colaboradores.
O planejamento é à base do processo gerencial, devendo conter o nível institucional, intermediário e operacional, além de definir os objetivos, missão, visão, valor e emplementação dos planos de ação necessários.
A organização está relacionada com a estrutura organizacional, ou seja, a forma de fazer o trabalho, quem executará as tarefas, verificar os recursos necessários, organizar o todo para que a organização tenha uma ação empresarial de sucesso e comprometimento.
A direção diz respeito a forma de como fazer funcionar, devendo haver motivação, liderança, equipe com propósito em comum, boa comunicação, incentivo, reconhecer e recompensar colaboradores e gerir conflitos.
O controle é a avaliação dos resultados da organização obtida através da mensuração do planejamento, dos objetivos propostos e alcançados., definindo assim padrão de desempenho, monitoramento e ação corretiva sempre que necessário sempre visando um resultado positivo.
2 DESENVOLVIMENTO
As empresas buscam mudança diante de uma visão sistêmica e holística, através de atitudes que fazem a diferença. Necessário flexibilidade, feedback e a busca constante de reciclagem frente ao mundo globalizado.
Geralmente uma nova reestruturação para aplicação dos processos gerenciais nem sempre são bem aceitas num primeiro momento, e quem não muda acaba sendo engolido pelo antigo, fora de desuso. Devemos sempre manter uma cabeça aberta, apto as mudanças e aplicações corretas e executar eficientemente os trabalhos. Não há limitação. Somos nossos próprios limites, o desafio do dia a dia pertence a cada um em querer avançar, melhorar, progredir.
Importante sempre ter várias alternativas, pois se um plano A não der certo, obviamente temos um plano B, ou seja, uma válvula de escape em mãos sempre. Não se pode esperar o problema chegar para tentar achar soluções. Logo, de suma importância atualização, integração, cooperação, parceria e aplicação dos processos gerenciais rumo sempre ao melhor desenvolvimento.
2.1 DEFININDO CONCEITO DO PROCESSO GERENCIAIS
É um processo formado por quatro funções básicas da administração, são eles: Planejamento, Organização, Controle e Direção.
As funções na prática do planejamento, é a maneira pela qual pessoas e organizações relacionam-se com o futuro de forma racional.
Segundo Chiavenato, o planejamento consiste em uma tomada de decisão antecipada e reflete sobre o que deverá ser feito, ou seja, do ponto de vista formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e, de forma racional, estabelecer antecipadamente os cursos de ação necessários e as ferramentas adequadas para atingir os objetivos. Com ele definimos aonde pretendemos chegar, o que deverá ser feito, de que maneira, em que sequência e produzir de forma estruturada o produto do planejamento.
Etapas do Planejamento:
1) Estabelecimento de objetivos: Momento em que os objetivos são definidos. Os objetivos deverão apontar resultados desejados e os pontos a alcançar
2) Tomada de decisão: Existem quatro processos de tomadas de decisões, são eles:
I – Experiências passadas: Analisar o passado para definir o futuro. (modelo mais usado pelas organizações).
II – Experimentação: Experimentar as alternativas. (modelo menos usado pelas organizações).
III- Árvore de decisões: Serve para tomar decisão de forma menos intuitiva e mais racional. E o que é isso? É escolher entre as opções aquela que vai trazer melhor valor e maior possibilidade de acerto, ou até menor impacto negativo (quando já sabemos que haverá de qualquer jeito um resultado negativo)
IV – Modelos matemáticos ou pesquisa operacional: é o uso de modelos matemáticos que auxiliam o decisão em relação às suas escolhas.
A base
...