Os Aspectos Históricos da Psicologia e Trabalho
Por: Braian Freitas • 12/8/2020 • Trabalho acadêmico • 661 Palavras (3 Páginas) • 183 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTÔNOMO DO BRASIL
Braian Freitas
Daymon Rechetelo
Fernando Zavaski
Lucas Vitaski dos Santos
Rafael Tavares
Aspectos Históricos
CURITIBA
2016
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Aspectos Históricos
Trabalho de um resumo apresentado à disciplina de Psicologia e Trabalho, como requisito parcial de avaliação, do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Centro Universitário Autônomo do Brasil.
Orientador: Prof. Reginaldo Daniel da Silveira.
CURITIBA
2016
Aspectos históricos
Muito antes do homo objectus, a psicologia já era definida em sua etimologia como estudo da alma (psiche=alma e logia=estudos). É um estudo científico de comportamentos, processos mentais e as interações com o ambiente físico e social. Em um sentido, a psicologia nasceu com a filosofia grega, pois na época onde a filosofia grega nascia, os gregos pensavam o “porquê das coisas” e com isso, começaram a pensar comportamentos e processos mentais do ser humano, e logicamente a psicologia nasceria. Estudando sobre o pensamento e a representação da realidade, eram vistas algumas condições para o estabelecimento de uma ciência psicológica, o seu fundador era Guilherme Wundt.
A psicologia no seu início dos estudos sobre o ser humano (comportamentos e processos mentais), foi no começo estudado sobre fenômenos psíquicos, como a sensação, a percepção, a vontade e outros.
1879 – Wilhelm Wundt cria o primeiro laboratório formal de pesquisa em psicologia
1914-1918/ 1939-1945 -Psicologia industrial se inicia no período das duas grandes guerras mundiais
Década de 1950 – A Psicologia Industrial passa a ser Psicologia E Trabalho
Com o processo de industrialização, em vez dos trabalhadores ditarem o ritmo do trabalho, quem dava o ritmo agora eram as máquinas, foi então que cada trabalhador começou a exercer um trabalho específico. Com esse processo de industrialização, a psicologia buscou um meio de ajudar em diminuir a mão-de-obra, os gastos entre outros. Nesse tempo, a psicologia foi voltada ao trabalho, e foi então que foi lançado o primeiro livro de Psicologia Industrial, o livro “Psychology and industial efficiency”, e então com os estudos que esta psicologia fez, era possível diminuir as consequências negativas.
Nascida nos Estados Unidos a Psicologia Industrial, apresentou os seguintes aspectos relacionados a adaptação do homem ao trabalho: 1- estudo das atividades cotidianas (ex.: o trabalho), 2- busca de melhoria de eficiência na produtividade dos operários, 3- aplicação de conhecimentos à propaganda e uso de testes de inteligência, personalidade e outros em diversos contextos.
A psicologia teve um papel importante para a Primeira Guerra Mundial, pois com ela, era possível fazer uma seleção de soldados, e toda uma avaliação dos soldados, e do desempenho de cada um.
...