Problemas da prática docente reflexiva
Tese: Problemas da prática docente reflexiva. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edilaineamelia • 21/10/2013 • Tese • 2.314 Palavras (10 Páginas) • 475 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA
UNIDERP - PÓLO MACAÉ
DISCIPLINA: DIDÁTICA
Por:
Priscila Mendes- R.A - 391161
Fabiana Cruz-R.A-390473
Rosângela R.C.Pires-R.A-391162
Renata dos Santos Carvalho-R.A-401996
DESAFIO DE APRENDIZAGEM
Os desafios da prática docente reflexiva
MACAÉ
2013
Apresentação
O grupo deverá elaborar um Plano de Aula. Esta ATPS possibilitará o desenvolvimento das temáticas trabalhadas na disciplina em uma situação didática, levando os discentes a pensarem em uma aula enquanto responsáveis pela condução do processo de ensino-aprendizagem. O Plano de Aula deverá conter:
a) Público-alvo.
b) Perfil da turma para qual a aula será preparada.
c) Tempo de duração.
d) Tema da aula.
e) Justificativa.
f) Objetivos da aula a ser planejada.
g) Conteúdo previsto para a aula.
h) Procedimentos de Ensino e Método.
i) Recursos de Ensino.
j) Avaliação.
k) Recursos Materiais.
l) Referências Bibliográficas.
1 INTRODUÇÃO
No modelo atual de sociedade, baseada na intensa exploração do homem pelo homem, do meio ambiente e de tudo o que pode ser transformado em mercadoria e consequentemente, dê lucros, exorta-se a escola à uma prática contextualizada e significativa, com constante busca por formação e reflexão sobre as ações pedagógicas praticadas.
A concepção voltada para a reflexão sobre a prática e na prática, promove uma série de mudanças no perfil do profissional da educação inserido em sala de aula que poderia através da reflexão e do pensamento crítico, identificar a atual situação de sua prática como docente, identificando o saber que está sendo construído verificando assim, sua legitimidade, sua validez enquanto ato que proporciona conhecimentos significativos para os educandos envolvidos.
Destaca-se então, a importância da construção de uma prática reflexiva que possibilite a reformulação de conceitos, a contestação de conhecimentos e que favoreça a participação crítica do educador, bem como uma posição ativa do educando, desmistificando a concepção de que o professor é um mero transmissor, renovando sua identidade enquanto profissional. E estas mudanças de fato só serão possíveis, se houver explícito neste ato a reflexão crítica da própria prática.
Sendo assim, escolheu-se o meio ambiente como tema que desafia uma prática reflexiva, destacando a água como uma questão a ser debatida cotidianamente no contexto da sala de aula, desde as séries iniciais. Conscientizar a população para o grande desafio de evitar a falta de água é um desafio também para a escola, que é uma instituição na qual se desenvolve a educação formal e é espaço privilegiado para debater questões importantes como esta.
Ressalta-se que um estudo recente da revista Science (julho de 2000) mostrou que aproximadamente 2 bilhões de habitantes enfrentam a falta de água no mundo. Em breve poderá faltar água para irrigação em diversos países, principalmente nos mais pobres. Os continentes mais atingidos pela falta de água são: África, Ásia Central e o Oriente Médio.
Entre os anos de 1990 e 1995, a necessidade por água doce aumentou cerca de duas vezes mais que a população mundial. Isso ocorreu provocado pelo alto consumo de água em atividades industriais e zonas agrícolas. Infelizmente, apenas 2,5% da água do planeta Terra são de água doce, sendo que apenas 0,08% está em regiões acessíveis ao ser humano.
As principais causas de deteriorização dos rios, lagos e dos oceanos são: poluição e contaminação por poluentes e esgotos. O ser humano tem causado todo este prejuízo à natureza, através dos lixos, esgotos, dejetos químicos industriais e mineração sem controle.
2-DESENVOLVIMENTO
1- Nome: PROJETO ÁGUAS LIMPAS
2- Público Alvo:
Este plano é destinado a crianças alfabetizadas do 3º ano do ensino fundamental.
3-Justificativa:
Considerando a importância da água para o cotidiano da vida, seja ela humana ou de outras espécies, e a formação do planeta terra, com cerca de 70% de água, justifica-se levar o tema para conhecimento e debate na sala de aula. O mau uso da água, com abuso e descontrole a má administração dos mananciais, são ações que devem ser preocpação não apenas das autoridades mas a todos nós cidadãos. Desta forma, cabe à escola provocar a discussão dessa temática com os alunos, buscando através do conhecimento e do estudo da realidade, visando construir um a relação mais saudável e de conservação da água. Só desta maneira será possível alunos e alunas ao desenvolvimento de uma visão mais crítica de suas ações perante o assunto, buscando mudar não só suas atitudes, mas também as atitudes daqueles com quem convivem. Nessa perspectiva, todos terão um olhar mais amplo sobre situação da água em nosso planeta, e compreenderão que sem água não há vida.
4-Objetivos da aula:
Objetivo
...