As Compreensões e reflexões sobre os desafios da prática docente reflexiva
Por: valdasilva • 9/6/2015 • Trabalho acadêmico • 1.276 Palavras (6 Páginas) • 307 Visualizações
Compreensões e reflexões sobre os desafios da prática docente reflexiva
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Prática de Ensino”, sob orientação do professor-tutor (a): Marciene Reis
Campinas - São Paulo
SUMÁRIO
- Introdução 03
- Projeto de ensino aprendizagem..................................................................................04
- A freqüência em um espaço de aprendizagem infantil ............................................05
- Possibilidades de atuações didática............................................................................06
- Possibilidades de apresentação do conteúdo letivo aos alunos................................06
- Considerações Finais ..................................................................................................07
- Referências .................................................................................................................08
- Introdução
Neste trabalho iremos apresentar a disciplina de didática e prática de ensino e sua importância para a educação, buscaremos demonstrar todo processo para a elaboração de um plano de aula.
Buscaremos também demonstrar a importância da formação do professor na aplicabilidade da aula para que a mesma seja prática, objetiva e de fácil compreensão, assim como a necessidade da sua formação continuada para que o educador possa transformar o educando em sujeito autônomo, critico e capaz de pensar por si próprio.
- Projeto de ensino-aprendizagem: Identidade
Publico alvo: Crianças com aproximadamente com idade de 3 a 4 anos
Justificativa fundamentação teórica: É importante que os alunos, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene, o meio onde vivem e todas as relacionadas à sua história. Concentrando-se de maneira global, a criança poderá não só vivenciar situações reais, mas integrar-se como ser modificador, crítico, autônomo, questionando mudanças, atitudes e valorizando-se no seu desenvolvimento, seja ele biológico, afetivo, social ou familiar. Portanto, este projeto será mais um caminho para ampliação de vários campos do conhecimento, enfatizando e enfocando sempre a leitura, a escrita, o raciocínio, a lógica, a reflexão e a ação.
Objetivos gerais e especifico: compreende que cada pessoa tem sua própria característica, terão noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida; Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental; Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo; Valorizar o corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental; Estabelecer uma relação com a sociedade; Diferenciar os vários tipos de família e os membros que a compõe; Conhecer seus antepassados; Identificar tipos de moradia e formas de construções; Conhecer diversas estruturas familiares no mundo.
Cronograma: quatro meses de trabalho.
Desenvolvimento ações: Coletar dados por meio de pesquisas e observações; Organizar rotinas de práticas conservação da saúde; Observar e analisar fatos, situações de forma a garantir a boa qualidade de vida; Perceber, apreciar, valorizar diversidade de formação familiar e social; Montar painéis; Construir cartazes; Confeccionar fantoches; Elaborar com os alunos regras de higiene; Desenvolver atividades lúdicas; Organizar entrevistas e pesquisas; Registrar experiências vividas pelo grupo. Aprender a usar e proteger os órgãos dos sentidos; Respeitar e valorizar seu corpo, sua saúde, sua família, seu lar e todas as diferenças; Possibilitar a integração com as pessoas e o ambiente; Trocar efetivas experiências onde se estabelecerá características diferentes em termos de cor, raça, físico, pessoal, cultural, social; Favorecer a sua livre expressão para que, participem e busquem novas maneiras de interagir com a realidade até mesmo para modificá-la;
- A frequência em um espaço de aprendizagem infantil
Pesquisa realizada entre alunos do ensino infantil (3 a 4) anos, do colégio múltiplo em campinas.
A professora exerce uma relação de respeito e amizade com a turma; eles são recebidos com muita atenção.
As crianças demonstram carinho pela professora, às manifestações de amizade são visíveis, a rotina é seguida na medida em que a turma vai se organizando na sala de aula, os recursos didáticos são aplicados com dedicação a professora realizou uma atividade de recortar e colar , figuras de meninos e meninas., os alunos tiveram um pouco de dificuldade com a tesoura na hora de recortar, a professora e a estagiaria ajudaram as crianças com dificuldade.
A professora procura resolver os conflitos com muita paciência da melhor forma possível onde às partes envolvidas não fiquem aborrecidas ou tristes.
O trabalho pedagógico por parte da professora é o mais simples e objetivo possível, as orientações são entendidas e obedecidas pelos alunos no momento da aprendizagem.
Suas estratégias didáticas mais utilizadas são: leitura dirigida, cruzadinha sobre o assunto da aula (meninos e meninas), observação e analise de gravuras, imagens, fotos,
Recorte e colagem de exemplos do assunto abordado, utilização de jogos dirigidos.
Percebemos que esse momento de contato com a escola foi de aprendizagem para a equipe, pois adquirimos mais experiência com a rotina escolar.
- Possibilidades de atuações didáticas
Tema: Dicionário dos Bichos
Faixa etária: 3 e 4 anos.
Conteúdo: Explorar os animais e seus hábitos juntamente com as letras do alfabeto.
Introdução: As crianças irão se familiarizar e conhecer o alfabeto e os animais através da construção de um dicionário dos bichos.
Objetivos: Essa didática tem como objetivo auxiliar na alfabetização e no conhecimento das letras e dos animais, através de pesquisas, compartilhando informações sobre os hábitos dos bichos escolhidos.
...