Os Transtornos Mentais
Por: Patricia Lion Abreu • 8/1/2019 • Dissertação • 523 Palavras (3 Páginas) • 157 Visualizações
As condições dos ambientes e dos processos de trabalho das pessoas podem desencadear transtornos mentais. É um dos problemas mais sérios enfrentados pela sociedade atual. Estão presentes cada vez mais no mundo do trabalho e podem ser provocados pelo assédio moral e sexual, metas abusivas, perseguição do chefe, jornadas exaustiva, estresse, insegurança, competitividade, entre outros. Esses problemas são antigos surgiram quando começou a relação empregador/empregado.
O atual cenário de competitividade entre as empresas revela-se um ambiente propício para o desenvolvimento de patologias sociais como a depressão, a Síndrome de Burnout, estresse, distúrbios do sono, fadiga crônica, suicídio, entre outros.
O avanço da tecnologia acabou destruindo as barreiras entre trabalho e vida pessoal o que deixa o trabalhador conectado ao trabalho o tempo todo. Hoje, o trabalhador não se desliga por completo quando vai para casa. Ele tem ferramentas oferecidas pela empresa, notebook e celular, que o acompanham onde ele estiver. Não há um desligamento entre o profissional e o pessoal, podendo gerar futuramente um transtornos mentais.
O trabalho ocupa um lugar importante nas vidas das pessoas, tanto como fonte de subsistência quanto de posição social. Cada indivíduo enxerga o trabalho de diferentes formas, pra alguns como fonte de satisfação, de prazer, levam as criticas na brincadeira, com bom humor, enquanto para outros como fonte de adoecimento. O indivíduo preste a adoecer é aquele que se dedica ao máximo ao trabalho, cobra muito de si mesmo, competente, desempenha tudo com perfeição, mas como tudo tem o seu limite começa a apresentar um desgaste físico e emocional levando a desenvolver a Síndrome de Burnout. Na fase inicial a síndrome pode ser confundida com a depressão por isso a necessidade de um diagnostico preciso. O trabalhador começa a ter dores de cabeça, enxaqueca, dores musculares, cansaço intenso e constante, irritabilidade, não consegue se concentrar, impaciente, desconfiante e podendo chegar ao suicídio.
Outro problema, porém antigo, mas de interesse recente na sociedade é o Assédio Moral. Através de divulgações e pesquisas o trabalhador passou a se conscientizar da ocorrência do assédio moral dentro do ambiente laboral. É um terror psicológico à saúde do trabalhador podendo acarretar uma doença mental e levar alguns a cometer suicídio. O agressor tem uma conduta repetitiva e abusiva colocando a vitima em situações humilhantes e constrangedora, faz ameaças, exposição ao ridículo, ironias , desprestigio profissional, isolamento levando a destruição psíquica, emocional e existencial da vitima. Geralmente é praticado pelo empregador ou por um superior hierárquico ou um colega de trabalho de mesmo cargo que a vitima devido a competitividade no trabalho. Muitas vezes a vitima não denuncia o seu agressor por medo de perder o seu emprego, mas as agressões se tornam tão repetidas que ela acaba pedindo o desligamento do emprego.
Para evitar esses transtornos mentais o empregador deve oferecer aos empregados melhores condições de trabalho como forma de afastar o estresse laboral. A empresa pode investir em técnicas que incentive atividades lúdicas e físicas , como exercícios de alongamento, respiração e relaxamento. Um ambiente salubre, leve e acolhedor terá um funcionário saudável e feliz com isso reduz o absenteísmo, melhora os resultados operacionais e financeiros. Enfim o trabalho tem que ser uma fonte de prazer.
...