PERCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS ACERCA DA REDUÇÃO DE DANOS
Por: Jaime Neto • 20/10/2018 • Monografia • 22.253 Palavras (90 Páginas) • 165 Visualizações
[pic 1]
- FACULDADE INTEGRAL DIFERENCIAL – FACID DE VRY[pic 2]
- CURSO DE PSICOLOGIA
- JAIME ANTÔNIO MONTEIRO DE SOUSA NETO
- PERCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS ACERCA DA REDUÇÃO DE DANOS
- TERESINA
- 2015
- JAIME ANTÔNIO MONTEIRO DE SOUSA NETO[pic 3][pic 4]
- PERCEPÇÃO DOS PSICÓLOGOS ACERCA DA REDUÇÃO DE DANOS
- Trabalho de conclusão de curso apresentado à Faculdade Integral Diferencial (Facid De Vry) como requisito para conclusão do curso de graduação em Psicologia e obtenção do grau de Bacharel em Psicologia.
- Orientadora: Profª Ma. Maria de Jesus e Silva.
- TERESINA
- 2015
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
A Grande Energia Criadora e Geradora de Tudo que existe e inexiste no Universo; que nos criou e foi muito Criativa nesta missão. Sua energia pulsante de vida me sustenta e me dá coragem para questionar realidades e propor Sempre um Novo Mundo de Possibilidades e Ajustamentos Criativos.
AGRADECIMENTOS[pic 8]
Esse é bem mais que um TCC – Trabalho de Conclusão de Curso. Representa o fechamento de um ciclo e o início de outro que se aproxima. Ao refletir, pesquisar e escrever sobre a Psicologia e a Redução de Danos pude perceber um grande amadurecimento pessoal e profissional em relação aos meus questionamentos sobre uma realidade bastante polêmica e sempre negada socialmente e, não raro, academicamente falando.
Acredito que o uso problemático de substâncias psicoativas não ocorra por parte da grande maioria da população mundial que a mídia e a sociedade, moralmente doentes, tanto estigmatizam. Porém, não posso negar que existam aquelas pessoas que realizam o uso problemático de tais substâncias alteradoras da consciência. Para estes casos (que não são a maioria da população mundial), existem Seres Humanos que realmente se dedicam a ajudar e acolher as pessoas e famílias que precisam de tal ajuda.
Quero agradecer a todos os profissionais Redutores de Danos que de fato realizam a sua prática baseada em uma abstenção de seus julgamentos morais e se permitem irem ao encontro do outro, tal qual ele é e com tudo que esse outro traz consigo. Em especial, eu agradeço ao grande mestre da Redução de Danos brasileira, Domiciano Siqueira, autor do livro: “Mal(dito) Cidadão Numa Sociedade Com Drogas”. O meu contato com ele (não apenas como profissional, mas como ser humano) foi de apenas quatro dias (em uma capacitação que participei como Redutor de Danos na cidade de Teresina-PI e em um encontro de Redução de Danos realizado no norte do Brasil). Quatro dias bastantes significativos para me abrirem tantas Gestalten que me despertaram a curiosidade para buscar conhecimento em relação a um tema tão polêmico, encantador e desafiador que é a: REDUÇÃO DE DANOS!
Agradeço, à minha mãe (minha grande Rainha) e o meu pai (que mesmo de longe teve grande importância para mim) por me deixarem como herança os estudos e todos os ensinamentos que me foram passados com muito amor, dedicação e carinho. Gostaria de me desculpar aqui também pelas diversas vezes em que deixei de cumprir o meu papel como filho, pelo simples fato de ter nascido um “espírito livre”. Tal ocasião, às vezes, me deixa em falta com as pessoas nas quais eu amo por acreditar demais nas minhas ideias, me impedindo de acompanhar algumas fases em família. Quero agradecer a minha irmã por nunca ter deixado de cumprir esse papel, e muitas vezes até ter suprido esta minha ausência junto a este ser tão amado e respeitado que é a MINHA MÃE. Obrigado por me amar INCONDICIONALMENTE!
A toda a minha família, sem exceções! Não arrisco aqui a citar o nome de quem quer que seja. Cada um foi responsável por alguma dimensão que existe em mim. Obrigado a todos![pic 9]
A todos os meus colegas de graduação por dividirem suas experiências, histórias e momentos. Em especial a Sarah Veloso, por ser a mais próxima, por me suportar e sempre estar disposta a me ouvir incondicionalmente quando eu necessitei durante o curso e fora dele também. Quero levar a sua amizade para a ida! Isso só depende de nós!
Aos demais amigos que a Vida me presenteou e também àqueles que nem são tão amigos assim, mas que foram e são importantes no meu processo de construção enquanto ser humano (processo contínuo até o cessar da minha vida).
A minha terapeuta Ilana Arêa Leão por ter facilitado meu despertar enquanto ser humano para a vida e para a profissão. Você foi fundamental para o meu processo de auto desenvolvimento e amadurecimento pessoal. Você sempre será um grande exemplo a ser seguido. Sem você eu não teria auto suporte para me aceitar enquanto pessoa.
Aos grandes mestres que passaram e ficaram em mim de alguma forma. Vocês são os melhores! Em especial: Regina Franco, Liliane Moreira, Carlos Antônio, Ana Rosa de Carvalho, Gina Quirino, Kalina Galvão, Carlange Lobão, Milene Martins, Helena Chaib, Cyntia Araújo e Luíz Carlos. Agradeço eternamente por vocês terem passado pela minha vida acadêmica e profissional. Serei muito grato a vocês pelos ensinamentos de Psicologia e de Vida que cada um me transmitiu.
Aos profissionais psicólogos, amostra dessa pesquisa, por terem reservado um tempo de suas agendas e dividirem suas experiências comigo e contribuir para o trabalho. Aprendi bastante com todos vocês.
...