PRIMEIROS PASSOS EM PSICOLOGIA
Artigos Científicos: PRIMEIROS PASSOS EM PSICOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FrancielleLinda • 22/9/2014 • 2.175 Palavras (9 Páginas) • 1.643 Visualizações
2.1 PRIMEIROS PASSOS EM PSICOLOGIA
A psicologia é uma ciência jovem. Ela nasceu de uma ciência-mãe, a filosofia, que deu origem a muitas outras ciências como a sociologia e a matemática.
Os filósofos antigos procuraram estudar o comportamento do homem e dos animais não cientificas.
A pré-história da psicologia registra estudos do comportamento humano, através da astrologia, Quiromancia, grafologia e outros.
A Astrologia dedica-se ao estudo do comportamento do homem pela posição dos astros, ou seja, pelas previsões, através do dia, hora e mês que você nasceu.
A Quiromancia estuda o caráter e o destino das pessoas pelas linhas da mão, os montes que se formam na palma, a estrutura das unhas e dedos.
A Grafologia estuda o comportamento do homem pela sua escrita. Como você escreve quais os traços dominantes da sua grafia.
A Fenologia vale-se da com formação do crânio humano para o estudo da personalidade. A Testa alta revela a inteligência verbal.
A Psicologia avalia o comportamento pelas feições e traço do rosto. A psicognomia e um ramo derivado da psicologia e que estuda o sobre nome das pessoas em relação a sua vida social e mental .
Exemplo: Se você tem nariz comprido, isso se significa que você tem um comportamento de pessoas xeretas.
No Século XIX surgi a chamada psicologia experimental.
O Fundador dessa psicologia foi um pesquisador chamado Guilherme Wundt.
Wundt, chamado pai da psicologia, criou primeiro laboratório de psicologia, em 1879, numa cidade da Alemanha, chamada Leipzig.
O Laboratório chamava-se de Instituto de Psicologia Experimental, No Laboratório, Estudou-se, em profundidade, a percepção.
Wundt procurou utilizar aparelhos para medir os chamados fenômenos psíquicos, como a sensação, a vontade, a percepção e outros.
Na Inglaterra, fizeram-se pesquisas em psicologias baseadas nas chamadas teorias de evolução do homem,que foram realizadas por Charles Darwin.
A teoria de Darwin estabelece que o homem é uma evolução das espécies animais.
Segundo essa teoria, numa psicologia comparativa, alguns psicólogos acreditam que se possa entender melhor o comportamento humano orientando-se por essa linha.
Assim, o homem desenvolve processos psicológicos ( emoção,sensação e outras)
Para adpatação para o meio em que vivem.
Os estudos de Darwin incluíram muito nas pesquisas da atuação do meio na modificação do comportamento do homem e dos animais.
A medicina e a psiquiatria influenciaram muito o desenvolvimento da psicologia como ciência, ao estudarem o comportamento dos doentes mentais.
Os estudos do Hipnotismo, com Antonio Mexer, influenciado muitos médicos e cientistas.
Pela hipnose, procurava-se eliminar comportamentos neuróticos.
Um Medico que não acreditava muito em hipnose,naquela época, fundou a chamada psicanálise. Chamava-se Sigmund Freud , ou seja Freud.
Enquanto laboratórios de psicologias entravam em funcionamento e treinavam psicólogos no estudo do comportamento humano e animal, surgiram diferentes estudos no campo da psicologia experimental, como psicologia de criança, psicologia social, psicologia Medica e Psicologia do desenvolvimento.
2.2.1 BEHAVORISMO
A palavra inglesa behavorior quer dizer comportamento ou conduta.
De acordo com essa teoria psicológica, os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos, da mesma maneira como fazem outras ciências.
Quando você estuda o que o animal faz ou como as pessoas agem, você realiza uma ciência objetiva diferente da ciência subjetiva da introspecção que dificulta o entendimento do comportamento.
A ciência tem que caminhar para fatos públicos e o estudo do comportamento e uma ciência objetiva.
Exemplo: A bondade e um estado de espírito que roí por dentro e me amargura você esta comunicando um processo chamado introspecção.
O Behaviorismo desenvolveu na psico-Ligia dos dias de hoje o estudo do estimulo (S) e da resposta (R).
Então, passou a se chamar Psicologia S-R.
Um Evento psicológico começa com um estimulo e termina com uma resposta.
Assim , se uma lâmpada acende repentinamente no seus olhos e suas pupilas se contraem, acontece o seguinte.
Evento: lâmpada que acende.
Estimulo(S): luz
Resposta(R): pupilas se contraem.
2.2.2 PSICOLOGIA DA GESTALT E TERIO DE CAMPO
O termo alemão Gestalt quer dizer forma ou configuração.
A Gestalt estudou a organização a organização do processo mental.
Um exemplo do processo da forma ou organização do processo mental.
De acordo com os psicólogos da Gestalt, nossa experiência depende dos modelos (estruturas) que os estímulos despertam, na organização da nossa experiência.
O que nos vemos ou percebemos esta relacionado com a totalidade (Gestalt) do campo de observação. A totalidade do que a gente percebe de um fato,de um evento,de uma paisagem é diferente da soma das partes. O todo consiste nas partes relacionadas entre si.
Finalmente, ao juntar as partes, (Numa Síntese), vai verificar que a totalidade (Gestalt),a compreensão o entendimento do texto não são apenas a soma das partes que você estudou.
Exemplo: você presenciou um acidente e lhe perguntaram:
Como foi?
Você diz:
O carro vinha correndo, o motorista “barbeiro” perdeu a direção e bateu num poste.
Essa posição global é uma Gestalt de como você percebeu que poderá ser diferente
...