PROJETO GRUPO ENTRE MULHERES
Por: 199215 • 7/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.290 Palavras (14 Páginas) • 518 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ- UNISC[pic 1]
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
CURSO DE PSICOLOGIA
Jéssica Fell
Rafaela Henkes
PROJETO GRUPO ENTRE MULHERES
Santa Cruz do Sul
2017
[pic 2]
[pic 3]
Jéssica Fell
Rafaela Henkes
PROJETO GRUPO ENTRE MULHERES
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Psicologia da Universidade de Santa Cruz do Sul como tarefa integrante do currículo do Estágio Integrado em Psicologia.
Professora: Dulce Grasel Zacharias
Santa Cruz do Sul
2017
[pic 4]
SUMÁRIO[pic 5]
1 INTRODUÇÃO 3
2 CARACTERÍSTICAS DO GRUPO 4
2.1 Objetivos 4
2.1.1 Objetivo Geral 4
2.1.2 Objetivos Específicos 4
2.2 Justificativa 4
2.3 Sobre as participantes 4
2.4 Sobre os encontros 5
2.5 Sobre a coordenação do grupo 5
3 REFERENCIAL TEÓRICO 6
3.1 Uma prática de ações em saúde 6
3.2 A psicoterapia de grupo 7
3.3 A ação do psicólogo em um grupo terapêutico 8
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
O Grupo “Entre Mulheres” se constituiu no ano de 2007 e, na época, foi nomeado de “Grupo Bem Viver”. Em 2008, no entanto, ele passou a ser chamado de “Grupo Entre Mulheres”, denominação que permanece até o presente momento. É um Grupo bastante ativo, suas integrantes mantém um vínculo sólido, sendo que algumas delas estão participando desse desde a sua formação.
Este Grupo, que vem sendo realizado há dez anos no Serviço Integrado de Saúde (SIS) da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), vai ao encontro das exigências curriculares dos Estágios Integrados em Psicologia, na qual é preciso realizar atividades relacionadas a Ações em Saúde. Nesse sentido, as acadêmicas e estagiárias de psicologia da Abordagem Sistêmica, Jéssica Fell e Rafaela Henkes, sabendo da importância e eficácia dos grupos terapêuticos, bem como, das exigências curriculares estabelecidas, irão, no decorrer do ano de 2017, acompanhar o referido Grupo, sendo supervisionadas pela professora do curso e supervisora de estágio da Abordagem, Dulce Grasel Zacharias.
O grupo terapêutico, de modalidade psicoterápica, “Entre Mulheres” é uma possibilidade para, através das práticas e vivências, as mulheres se reunirem e compartilharem suas diversas faces (mulher-filha, mulher-esposa, mulher-mãe, mulher-profissional, mulher-cuidadora, entre outras), além de obterem um suporte psicológico sobre os temas emergentes no Grupo. Este, tem como objetivo geral socializar e ressignificar conflitos da ordem do feminino; e, dentre os objetivos específicos, gerar reflexões acerca dos temas abordados, criar e uma rede de apoio, adquirir um fortalecimento de vínculos, reconstruir a autoestima e autoconfiança, como também, possibilitar o compartilhamento de diversos aspectos entre as participantes. Dessa forma, o Grupo se torna um facilitador para despertar os potencias e o desenvolvimento biopsicossocial e espiritual de todas as integrantes.
As questões referentes ao processo grupal e à relação terapêutica se fazem presentes neste grupo, ou seja, a resistência a mudanças e a empatia entre as terapeutas (estagiárias) e as integrantes do Grupo são necessárias até que ambas se sintam engajadas e seguras no grupo. É importante, nesse momento e no decorrer dos encontros, a aceitação e interesse pelo que emerge no grupo, valorizando as contribuições realizadas, sem a presença de julgamentos e rejeições.
2 CARACTERÍSTICAS DO GRUPO
2.1 Objetivos
2.1.1 Objetivo Geral
Socializar e ressignificar conflitos da ordem do feminino.
2.1.2 Objetivos Específicos
- Gerar reflexões acerca dos temas abordados;
- Criar uma rede de apoio;
- Adquirir um fortalecimento de vínculos;
- Reconstrução da autoestima e autoconfiança;
- Possibilitar compartilhamentos entre as participantes.
2.2 Justificativa
Sobre o ponto de vista da importância teórica do Grupo Entre Mulheres, este possibilita um espaço onde as participantes poderão aprofundar a reflexão sobre a identidade feminina e os desafios que se colocam a partir de uma sociedade em que, cada vez mais, os arranjos familiares e o próprio papel da mulher se redefinem.
No que concerne ao ponto de vista da sua importância prática, este é um projeto que tem permitindo que as mulheres discutam o feminino e a condição de gênero das mulheres na sociedade contemporânea, tanto nas suas relações familiares quanto nas relações de trabalho e, também, nas relações que elas vivenciam na sociedade.
2.3 Sobre as participantes
Podem participar deste grupo terapêutico pessoas do sexo feminino, de diferentes faixas etárias e classes sociais. O grupo não requer uma temática específica para cada encontro, trabalhando assim, com a demanda emergente do mesmo. Com isso, constitui-se num espaço com possibilidade de uma psicoterapia grupal entre mulheres. O único requisito que foi determinado é de que o grupo contenha no máximo dez participantes, sendo assim, havendo interesse de outra mulher, o mesmo será discutido em supervisão com a professora Dulce Zacharias, como também com as atuais integrantes do grupo.
...