PSICOLOGIA JURIDICA
Tese: PSICOLOGIA JURIDICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andrelofiego • 16/4/2013 • Tese • 1.048 Palavras (5 Páginas) • 762 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
UNIDADE I
PROFESSORA ISABELLA SILVEIRA
CURSO DE DIREITO
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
PSICOLOGIA JURIDICA
ETAPA 1: LAUDO PSICOPATOLOGIA – ESQUIZOFRENIA
ALEXANDRE TEODOSIO RA: 6655366479
ANDRE LOFIEGO RA: 6819464825
CLAUDIA PAM LOFIEGO RA: 6819464830
DANIELE CAIRO RA: 6260206863
JOSE CARLOS RAMÃO RA: 6060210450
Campinas
2013
Turma: 01° B
INTRODUÇÃO / ESQUIZOFRENIA
A esquizofrenia é uma manifestação comum, de doença mental grave que traz consigo uma considerável “estigma”, sendo muitas vezes mal compreendida. As pessoas que sofrem de esquizofrenia têm pensamentos, emoções e comportamentos perturbados e sentem grande dificuldade em avaliar a realidade à sua volta. Isso pode ter um grande impacto na vida do indivíduo e de sua família.
A esquizofrenia é provocada por um desequilíbrio químico que envia ao cérebro, levando à percepção de coisas (visões, sons, pensamentos), que não são reais. Os fatores que estão na origem deste desequilíbrio não são ainda totalmente compreendidos.
Segundo o DMS-IV, é um transtorno psíquico severo caracterizado por dois ou mais dentre os seguintes conjuntos de sintomas por pelo menos um mês, como: alucinações visuais, sinestésicas ou auditivas, delírios, fala desorganizada (incompreensível), catatonia e/ou sintomas depressivos. Juntamente com a paranoia (transtorno delirante persistente, na CID-10), o transtorno esquizofreniforme e o transtorno esquizoafetivo, estas esquizofrenias compõem o grupo das psicoses.
É hoje encarada não como doença, no sentido clássico do termo, mas sim como um transtorno mental, podendo atingir pessoas de qualquer idade, gênero, raça, classes sociais e país. Segundo estudo da OMS atinge cerca de 1% da população mundial.
Pensamento: É a vivência sensorial de ouvir o pensamento no momento em que ele está sendo pensado (sonorização) ou de forma repetida, após ter sido pensado (eco do pensamento).
Sensação: Fenômeno elementar gerado por estímulo físico, químicos ou biológicos variados, originados fora ou dentro do organismo, que produzem alteração nos órgãos receptivos, estimulando-os as diferentes formas de sensação, são geradas por estimulos sensoriais específicos visuais, táteis, auditivos, olfativos, gustativos, proprioceptivos e cenestésicos.
Percepção: Definem como um processo de transferência de estimulação física em informação psicológica; processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência.
Emoção: Não são sentidas como antes. Normalmente uma pessoa se alegra ou se entristece com coisas boas ou ruins respectivamente. Esses pacientes são incapazes de sentir como antes.
Conclusão do Laudo: O paciente é um doente mental com esquizofrenia, com paranoia, entre outros, sendo assim com seu histórico o paciente não tem condições de viver em sociedade, pois é uma pessoa de alta periculosidade.
É valido ressaltar, que o examinado “Paciente” sofre de esquizofrenia hereditária, devendo acarretar problema psicológico em sua família, do pai, irmãos, irmãs, entre outros. “Conforme dito no laudo, famílias com sérios problemas psicológicos esquizofrênicos.”
Bibliografia: www.psicoite.com.br/tra/psi/esquizofrenia.htm
Livro PLT Anhanguera-Psicologia Jurídica.cap.1
www.wikipedia.org/wiki/esquizofrenia
ATPS - MATEMATICA APLICADA
Passo 1
Fazer um levantamento sobre as profissões de nível médio ou superior em jornais de grande circulação a respeito das ofertas de emprego.
Enumerar as 10 (dez) profissões mais requisitadas, tabulando os dados coletados (em revistas, sites e jornais, entre outros), apresentando os resultados percentuais relativos às ofertas de emprego.
1- Operador de Logística
2- Auxiliar de Contabilidade
3- Eletricista Industrial
4- Auxiliar de Enfermagem
5- Supervisor de Produção;
6- Auxiliar Administrativo
7- Projetista
8- Operador de Telemarketing
9- Analistas Administrativos
...