Pedagogia. Análise do trecho da poesia
Resenha: Pedagogia. Análise do trecho da poesia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bianaNunes • 18/9/2013 • Resenha • 272 Palavras (2 Páginas) • 671 Visualizações
Segundo Veiga, (2001, p.13), “o Projeto Político Pedagógico ao se constituir em processo participativo de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando pessoal e racionalizado da burocracia, permitindo as relações horizontais no interior da escola”.
Nesse sentido, faça uma análise do trecho da poesia, abaixo, e descreva a importância da escola desenvolver um trabalho coletivo e cooperativo na construção do Projeto Político-pedagógico.
Tecendo a manhã
Um galo sozinho não tece uma manhã:
ele precisará sempre de outros galos.
De um que apanhe esse grito
e o lance a outro; de um outro galo
que apanhe o grito de um galo antes
e o lance a outro; e de outros galos
que como muitos outros galos se cruzem
os fios de sol de seus gritos de galo,
para que amanhã, desde de uma teia tênue,
se vá tecendo entre todos os galos...
João Cabal de Melo Neto. Momentos do livro no Brasil: São Paulo: Ática, 1995, p. 132
RESPOSTA DO ALUNO:
Construir um projeto politico pedagogico é como tecer um amanha, o futuro,aquilo que se pretende alcançar. E para tecer um amanha é preciso ter o canto entrelaçado dos galos, ou seja, toda a comunidade escolar tem que estar envolvida em materializar o que coletivamente foi decidido e se chegou a um consenso daquilo que melhor vai atender as necessidades dos alunos. E o fato de um galo lançar o grito para outro significa que tal projeto deve ser feito com a participaçao de todos para que tenha êxito, uma vez que esse documento visa a formaçao plena do individuo.
...