Pena De Malalala
Trabalho Universitário: Pena De Malalala. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leohgomez • 2/10/2014 • 1.297 Palavras (6 Páginas) • 262 Visualizações
Começo lendo um fragmento retirado do texto '' É como se na Ásia o misticismo se nos apresentasse
de forma pura, cristalina, genuína, constituindo-se, pela sua evidência
e centralidade em laboratório privilegiado de estudo e análise.
O que esse elemento nos indica é que o estudo da mística no
Oriente, longe de ser secundário e acidental, constitui um ponto privilegiado
de acesso e compreensão da sociologia da religião de Max Weber.
É a partir desta premissa teórica que nasce este texto
O caratér das religiões asiáticas mais especificadamente da Índia, desempenharam um papel similar ao do cristianismo . Sendo que as religiões indianas , com exceção de algumas localidades e em algum momentos específicos , não foi caracterizada pela confissão dominante única , como ocorreu com o cristianismo na Europa na idade média.
Na Ásia prevalecia a livre concorrência de religiões, o que levou a encargo do estado delimitar o limite da tolerância religiosa, a qual persiste até hoje entre nós, porém com outras consequências. Com isso interesses políticos sempre estava entrelaçados com os interesses religioso, o que levou por muitas vezes a guerras religiosas , para que sempre prevalecece uma seita, uma doutrina , um culto.Estas se diferenciavam por inferioridade em relação as camadas sociais e por superioridade os tipos de salvação que cada religião oferecia a seus seguidores , de forma que eram fortemente influenciadas pela camada social diferenciada. Tais influencias sociais levam a dividir a massa em duas vertentes , a dos entusiastas e a premissa comum de que o saber é transcendental , é a salvação absoluta aqui e no além.
De acordo com o texto a Ásia , mais precisamente a Índia é indicada como um loca propício para o empenho intelectual em função de uma visão do mundo, ou autenticamente o sentindo da vida no mundo. Tal saber místico , de acordo com o pensamento Asiático é o único caminho para a salvação e para uma conduta correta segundo suas crenças. E também somente ele pode ministrar o poder ético ou mágico , sobre si e sobre os outros. Esse saber ainda sim , não pode ser obtido através de estudos empírico-científicos mas apenas de treino e domínio mágico e mítico através do corpo e do espírito.
As crenças asiáticas sempre seguiram basicamente 2 caminhos , um é de que a gnose ( conhecimento revelado , ou ciência divina ) é um dom, um carisma , e não estaria acessível a todos.E a outra é que conduz o pretendente a salvação suprema, a um reino extraterreno e destituido de forma raciona , algo que não é deste mundo , mas que pode ser conquistado pela gnose , que é considereada um vácuo do mundo e daquilo que ele move . O que leva a uma desvalorização do mundo e do que nee ocorre, visto que não faz sentido para a interpretação racional de posse mística da salvação.
A graça miticamente experimentada aparece como contraposição do repouso a atividade, formulando de forma racional a postura da doutrina indiana do Samsara e do Karma, que prevaleceram por quase toda a Ásia. Que rege o determinismo e o destino da alma que é salva através da gnose para o reino extraterreno.A idéia de que ações em vida passam a acarretar em prêmios e castigos eternos em um ''além'', e isso graças a um Deus é algo que é considerado absurdo e subalterno para qualquer pensamento genuinamente asiático.
A soterologia que é o estudo da salvação do índividuo , não era compatível com a relação de laços internos entre o desempenho no mundo com a sua relação extramundana, ou seja , a única forma internamente era a soterologia através das castas do bramanismo védico na Índia. Sua concepção de vocação tinha efeitos políticos, sociais e economicos extramamente tradicionalistas, mas que para eles é a mais lógica coerência da doutrina da salvação .
A situação da camada média da sociedade que era composta por comerciantes e artesãos , divergiam de maneira particular das condições correspondentes ocidentais.Suas camadas mais altas contribuíram em parte para sustentar a constituição das soterologias dos intelectuais,a medida que o repúdio ao ritualismo e ao saber livresco juntamente com a importancia decisiva do empenho pessoal pela salvação.
Em todos os pontos da Ásia , em que não foi violentamente subjulgada , como ocorreu na China e no Japão, a religiosidade do Salvador se revestiu em adoração de santos e especialmente de salvadores vivos, seja mais mágicos , gurus e propriciadores de graça assemelhados. Isso foi marcante na decisiva religiosidade da camada média da sociedade.O poder ilimitado desses portadores , no mais das vezes hereditários de carisma somente foi rompido de maneira mais ampla na China e no Japão , por motivos políticos e pelo uso da força.
A submissão
...