TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perspectiva do filme Freud Além da Alma

Por:   •  19/9/2018  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

Perspectiva do filme: Freud Além da Alma

No primeiro momento do filme mostra Freud fazendo estudos de casos em um hospital onde tratava de casos de Histeria. Esse primeiro momento do filme é retratado o Método Catártico onde o paciente é induzido através da hipnose. Freud ganha uma bolsa de estudo e vai para Paris estudar com Dr. Charcort, um neurologista que emprega a hipnose em seus estudos e pacientes.  Em seu estudo postulou que a histeria era causada por lembranças reprimidas. Em palestras Fred falava que a mente poderia ser controlada pelo seu inconsciente, o que despertou seu interesse foi em um caso do Paciente Carlos onde descobriu através da hipnose que matou seu pai por que tinha um deseja e ciúme por sua mão o que a principio o espantou pois o relembrou que teve caso parecido na sua infância com sua mãe.

Freud e Dr. Brauer voltam a analisa o caso da jovem Cecily que tinha trauma, em que seu cachorro bebia agua no copo. Nesse caso ainda través da Hipnose Freud descobre que ela possui traumas reprimidos além desse recorrente de sua infância, também queria saber em  que ponto da historia o trauma ocorreu nessa caso especifico começa a ter sonhos de sua infância onde lembra que em uma certa noite ficou frustrado por ser deixado em seu quarto sozinho por sua mãe para ir dormir com seu pai despertando um sentimento de ciúmes.  

Voltando ao caso de Cecily, descobre que seu pai a molestava na infância, mas na verdade ela queria possuir seu próprio pai, isso se tratava de uma fantasia que ela levou com ela para a fase adulta, sem saber lhe dar com isso acabou se tornando um trauma.

Freud em conversa com a mãe de Cecily descobre que quando ela engravidou de seu esposo ele não queria mais saber dela, achava que por estar grávida, seu marido procurava as prostitutas, onde sentiu até vontade de matar sua filha, mas só no ventre. Freud nota nesse dialogo que desde aquele momento da gestação já existia uma competição entre a mãe e filha pela atenção do pai.

Cecily tinha atração pelo o pai e chegou a simular que uma boneca que ganhou de seu pai fosse filho deles, marcou até a data que havia ganhado essa boneca, e lembrava como uma data especial.  O motivo para que ela fortalecesse esse sentimento também foi por que sua mãe ao ter dado à luz a ela sentiu que ela estaria distanciando o marido, e não deu à devida atenção as fases de sua criação, onde o marido teve que fazer a maioria das obrigações, assim Cecily desenvolveu sentimentos de afeto sexual com seu pai. Caracterizando-se assim um complexo de Édipo feminino.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (31.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com