Pesquisa wundt
Por: Laura Bolbadilha • 25/9/2015 • Resenha • 471 Palavras (2 Páginas) • 560 Visualizações
[pic 1]
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA
RIO GRANDE
Setembro/2015[pic 2][pic 3]
Laura Bolbadilha, RA:1529126004
Márcio Carvalho, RA: 2484642579
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA ETAPA I
Atividade prática supervisionada apresentada ao Centro Universitário Anhanguera- Rio Grande, Curso de Psicologia, Semestre II, Disciplina História da Psicologia
Professora: Raquel.
RIO GRANDE
2015
Questionário
- O que querem que eu pense ou acredite?
- Que provas existem para corroborar esta afirmação?
- Há outras alternativas que permitem interpretar estas provas?
- Que provas adicionais ajudariam a avaliar as alternativas?
- Que conclusões são mais razoáveis?
Após a leitura crítica e reflexiva do artigo “Wilhelm Wundt e a fundação do primeiro centro internacional de formação de psicólogos” podemos perceber que o autor Saulo de Freitas Araujo teve a intenção de a partir da pesquisa informar e esclarecer a influência de Wundt nos estudos e saberes construídos pela psicologia. Além disso, traz argumentos e fatos históricos que nos permitem analisar melhor se essa influência foi tão intensa e efetiva para esse campo.
No início o autor traz uma breve história de vida profissional de Wundt, esclarecendo a criação do primeiro centro internacional de formação de psicólogos, bem como a orientação e o treinamento dado na época. Em seguida, informa-nos sobre a institucionalização da psicologia no ramo universitário na Alemanha. Após, traz relatos sobre a trajetória profissional e de pesquisa de Wundt, focalizando na ideia e criação do laboratório experimental e de que forma esses estudos se organizavam, bem como as principais áreas de pesquisa e os nomes de quem foi orientado durante o doutorado pelo pesquisador. Por fim, faz uma crítica em relação a influência de Wundt, afirmando que o mesmo não obteve influência absoluta a media em que sua participação deu-se durante sua vida, declinando após sua morte, ademais afirma que o projeto do pesquisador não foi levado a diante, e sim adaptado aos interesses específicos de cada orientando, não deixando discípulos.
Todas essas observações e análises feitas pelo autor do texto são respaldadas em registros históricos e bibliográficos de outros autores contidos em livros e revistas, de jornais e universidades.
No entanto, a interpretação dessas provas também pode ser percebi de outra perspectiva, a de que Wundt possui muita influência nos saberes da psicologia, mesmo após sua morte. Pois, durante nossas aulas na Faculdade o pesquisador foi bastante discutido e valorizados nos discursos das professoras. Além disso, acreditamos que se seus estudos não contribuíssem tanto assim não haveria razões para estudá-lo durante nossa formação como psicólogos.
...