TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piscologia

Por:   •  9/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  5.064 Palavras (21 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 21

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA

PRÁTICAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE

PROF. EDUARDO V. BILBAO

TEMA: ATIVIDADES HUMANAS – LAZER

                                                Aluno: -

Campus-  – Campinas


2014

UNIVERSIDADE PAULISTA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS

CURSO DE PSICOLOGIA

PRÁTICAS SOCIAIS E SUBJETIVIDADE

PROF. EDUARDO V. BILBAO

TEMA: ATIVIDADES HUMANAS – LAZER

Trabalho apresentado para o instituto de Ciências Humanas da Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: Eduardo Bilbao.

                                                                                                                                                                                 

                                                        

Campus-  – Campinas


2014

SUMÁRIO

Observação 1        4

Observação 2        7

Observação 3        11

Observação 4        14

Observação 5        17

Referências        21

Observação 1

Data: 23/08/2014

Local: Centro de Convivência - Campinas

Inicio: 14hrs

Termino:16hrs

Um grupo de adolescentes está conversando. Eles parecem bem entrosados e se divertem muito. Em vários momentos eles dão risadas altas o que acaba chamando a atenção das outras pessoas que estão no local e quando isso acontece, eles acabam ficando envergonhados, por estarem chamando a atenção. Observando esse grupo me senti bem e feliz, com a amizade que eles demonstraram ter. Também lembrei que em algumas situações eu também acabo falando alto e depois me sinto com vergonha.

Para os adolescentes os grupos representam uma fonte de socialização menos repressiva que a família, e desse modo assume um papel de referencia social. E são nos grupos que eles encontram a oportunidade de legitimar seus sentimentos.  (Marques, 1996).

Assim nota-se a importância de grupos na formação dos adolescentes para que se tornem adultos. Os grupos influenciam a personalidade e as características que serão desenvolvidas nos adolescentes. Os membros do grupo observado aparentam ter uma relação muito saudável entre si.

Um casal de namorados está andado de mãos dadas, enquanto caminham eles conversam bastante. Eles estão bem descontraídos e em vários momentos se beijam e fazem carinho um no outro. O homem compra um sorvete de um vendedor que passa perto deles e dá para a sua namorada que aceita e em troca da um beijo nele. Achei a atitude do homem muito bonita e carinhosa com a mulher. Acabei me sentindo muito feliz por isso e também com vontade de ficar com meu namorado.        

        Uma mulher passa pelo local rapidamente ela aparentar estar atrasada, pois olha no relógio e faz uma expressão de desespero. E depois disse ela começa a andar mais rápido ainda. Observando essa mulher acabei ficando com dó dela, já que pelo que deu para observar ela estava muito atrasada para um compromisso que era muito importante para ela e perder compromissos importantes é uma coisa muito ruim, pois pode ser que isso a atrapalhe no futuro.        Eu também não gosto de me atrasar para compromissos, acho que isso acaba ficando muito chato com a pessoa que esta me esperando.

        Duas amigas estão sentadas conversando, uma das meninas esta chorando e a outra esta tentando acalmá-la. Elas ficam assim por muito tempo. E depois a menina que estava chorando abraça sua amiga e parece agradecer por ela ter a ajudado. E assim elas vão embora, andando bem calmamente. Observando essas amigas me senti confortada também, pois a atitude de amiga de ajudar a outra foi muito legal. E eu sei como é bom ter o colo de uma amiga num momento muito difícil.

Um casal aparenta estar discutindo, já que a mulher falar bastante e parecer estar muito brava. O homem fica apenas a ouvindo falar e em nenhum momento se manifesta. Depois de um tempo eles vão embora, mais aparentam ainda estarem brigados, pois a mulher vai andando na frente e o homem atrás. Esse casal fez com que eu me sentisse mal, pois é muito ruim ver pessoas discutindo dessa maneira. Também acabei ficando um pouco constrangida, pois eles estavam em um local publico e acredito que fica muito mal discutir em publico.

Uma mulher passa andando sozinha, mas o tempo todo mexendo no seu celular, ela parece esta conversando por mensagens com alguém, já que em alguns momentos ela escreve e ao mesmo tempo da um sorriso. Observando essa mulher fiquei feliz, pois ela também estava com uma expressão feliz. Acredito que ela estava conversando com alguém que gosta muito e isso é sempre muito bom.

O celular constitui uma tecnologia afetiva, que funciona como mediador entre as emoções e também mantém os laços sociais. (Silvia, 2007).  

Já para Laser:

 “os usuários possuem um relacionamento emocional com seus telefones e sentem-se ligados a eles.” (2004, p. 1).

Assim, podemos perceber a importância que o celular tem nos dias de hoje para as pessoas. Ao mesmo tempo em que em alguns casos afasta as pessoas porque as pessoas ficam muito tempo ligado a ele, também serve para unir as pessoas, pois algumas pessoas que não conseguem se relacionar pessoalmente conseguem se relacionar através do uso do celular.

        Está acontecendo à feira, onde existem várias bancas que vendem diversos produtos. Como por exemplo: bijuterias, bolsas, roupas e etc. Muitas pessoas passam pelo local e algumas dão somente uma olhada, enquanto outras compram. Vendo essa cena acabei lembrando quando era pequena e ia à feira com a minha mãe, eu adorava comprar bijuterias e roupas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (200.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com