Política Social
Por: Carla Giovanna • 14/11/2015 • Trabalho acadêmico • 634 Palavras (3 Páginas) • 190 Visualizações
Qual política pública que esse Assistente Social está inserido.
Política Pública de Saúde
Qual a demanda de trabalho que ele atende no momento.
A Equipe Matricial de Humanização tem como objeto humanizar o SUS criando estratégias que são construídas entre os trabalhadores, usuários e gestores do serviço de saúde, orientando para a melhoria da qualidade dos serviços e para a equidade no cuidado e no acesso aos serviços de saúde.
O Serviço Social na Equipe Matricial de Humanização atua na perspectiva de promover ações de um atendimento humanizado, incentivando e apoiando servidores, usuários no desenvolvimento de atividades que contribuam para a melhoria da atenção prestada às famílias atendidas no que se refere ao parto e nascimento.
Quais os desafios e Conquistas que ele pode destacar na política pública que ele atua no momento. E enquanto Assistente social quais conquistas ele destaca na sua prática.
A Política Nacional de Humanização desenvolvida pelo Hospital e Maternidade Dona Regina, através da Equipe Matricial, segue de acordo com as normas do Ministério da Saúde, avanço importante no que diz respeito a humanização do SUS.
A mesma atua desenvolvendo ações como a construção e troca de saberes, construção de redes solidárias e interativas, participativas e protagonistas do SUS, mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde, fortalecendo o trabalho em equipe, fomentando a transversalidade e a grupalidade, como também desenvolvendo processos de co-gestão, valorizando e incentivando a inclusão dos trabalhadores e usuários em todo o processo de produção de saúde.
Dentre as demandas que o profissional de Serviço Social está inserido na referida política, vale destacar que uma das conquistas relevantes é o envolvimento do usuário como protagonista do seu direito.
Nesse cenário complexo, a política Nesse cenário complexo, a política social teve uma expansão lenta e seletiva, marcada por alguns aprimoramentos institucionais, como a separação entre os Ministérios da Saúde e da Educação em 1953 e criação das IAP’s.
Mas a disputa de projetos congelou o campo da politica social, tanto que propostas que já estavam em pauta desde o final da ditadura Vargas, como a Lei Orgânica da Previdência Social (LOPS) e da previdência rural, só foram aprovadas em 60 e 63.
A instabilidade institucional do período (suicídio de Vargas 54, renúncia de Jânio Quadros 61 e o golpe militar 64 que depôs João Goulart) dificultou consensos em torno de um projeto nacional em que se incluía o desenho da Política Social: expansão lenta dos direitos.
Em março de 1964, o dilema presente na situação de crise de hegemonia, entre o projeto nacional-desenvolvimentista e o projeto de desenvolvimento associado ao capital estrangeiro, se resolveu pela violência militar. O golpe de 64 instaurou uma ditadura que durou 20 anos e impulsionou um novo momento de modernização conservadora no brasil, com importantes consequências para a Política Social .
social teve uma expansão lenta e seletiva, marcada por alguns aprimoramentos institucionais, como a separação entre os Ministérios da Saúde e da Educação
...