Preconceito
Exames: Preconceito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daigadban • 24/3/2015 • 725 Palavras (3 Páginas) • 227 Visualizações
Introdução
O trabalho aqui apresentado, leva aos alunos do curso de psicologia, a possibilidade de refletir sobre temas como preconceito, estereótipo e discriminação; em uma comparação dos textos, “Atitudes: Conceito, Formação e Mudança”, “Preconceito, Estereótipos e Descriminação” e outras disciplinas, com os documentários “Olhos Azuis” e “Teste das Bonecas”. Esta reflexão proporciona um melhor entendimento das formas psicológicas e sociológicas de Psicologia Social.
Os documentários aqui citados demonstram o que ocorre no cotidiano de muitos indivíduos, que sofrem e cometem discriminação e preconceito. Já os textos, vêem justificar de forma ultrapassada, o porquê dessas atitudes.
A reflexão autoral, portanto, permitirá a articulação das teorias com a realidade.
Desenvolvimento
Os “Olhos Azuis”, de Jane Elliot uma pedagoga norte-americana, tem como eixo principal o combate à discriminação, racial, sexual, gênero, religiosa. Criticando um modelo de ideologia dominante que privilegia grupos específicos (brancos, héteros) e oprime todos aqueles que não são adequados aos padrões.
A partir da visão do Rodrigues, conclui-se que o racismo, preconceito e a discriminação são atitudes, de pessoas que se juntam á pessoas de mesmo padrão. Á uma justificativa de que essas atitudes fazem parte do processo de aprendizagem do ser humano, que são organizadas de acordo com as crenças e cognições, dotadas de carga afetivas (a favor e contra); que pré dispõe a ação.
As crenças dos indivíduos, que se permitem julgar através da afetividade, devem levar em consideração, também, as cognições afetivas das pessoas que sofrem preconceito e discriminações.
Julgando que as crenças dominam as atitudes, o documentário “Teste das Bonecas”, exemplifica, que a cultura/criação, influencia nas respostas sobre as diferenças dos indivíduos.
Levando em consideração o princípio de Contingências de Reforçamento, estudado em Psicologia Geral Experimental, que tem como base,reforços positivos, negativos e punição; e que a partir do texto Atitudes: Conceito, Formação e Mudança, que diz, “atitudes podem ser aprendidas”, mostra como é importante para o individuo, ter uma pessoa referência para suas atitudes e atos. Não esquecendo de que, esta referência, não é a única e exclusiva forma correta de se ver uma situação e agir sobre ela.
As atitudes por mais influenciáveis que sejam, são passíveis á transformação. Essas pessoas citadas acima são consideradas referências primárias, comparando com a cultura midiática vista no Brasil, que gira em torno dos meios de comunicação em massa. Que podem estimular positiva ou negativamente esses “seres influenciáveis”.
O texto “Preconceito, Estereótipos e Descriminação”, tem como idéia principal o preconceito como uma situação inata do individuo, uma ação de desgostar de um grupo ou de uma pessoa isolada. Tem-se também o pensamento de que o gênero, o modo (linguagem), como a referência é passada ao individuo interfere ao resultado final, ou seja, a ação.
O preconceito sendo inato, todo ser humano seria preconceituoso por natureza. A grande controvérsia dessa teoria é que, assumindo
...