Primeiro capítulo de comportamento agressivo no transito
Por: kitoko • 13/6/2017 • Trabalho acadêmico • 8.562 Palavras (35 Páginas) • 366 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema “Estudo dos Comportamentos Agressivos dos Taxistas Usuários da Via 230 no Município de Viana no troço Estalagem, Vila sede ao Km 30”. O ser humano é agressivo por natureza, essa afirmação pode causar estranheza porque sempre conhecemos alguém que é muito bonzinho, incapaz de fazer mal a uma mosca. Nesse caso avalia-se a agressividade exclusivamente por suas manifestações: O comportamento. E a pessoa incapaz de fazer mal a uma mosca é considerada não agressiva, que não tem nenhuma hostilidade dentro de si, nenhum impulso destrutivo na sua relação com as coisas, com os outros e consigo mesmo.
Comportamento designa-se na maneira de se comportar (reagir, portar-se). Trata-se da forma de proceder das pessoas ou dos organismos perante os estímulos e em relação ao entorno, é um processo e não é uma coisa, é mutável fluido e evanescente e é a actividade coerente e continuo do organismo completo.
Agressividade é a qualidade de ser agressivo, é a acção ou efeito de atacar, assaltar, acometer, provocar ou causar impressão desagradável hostil. Chega a ser um impulso que pode se voltar para fora do próprio indivíduo (heteroagressão) ou para dentro dele (autoagressão), mais constituindo sempre a vida psíquica, fazendo parte do binómio amor/ódio, pulsão de vida/e pulsão de morte.
A agressão está relacionada com os perigos que pesam sobre a integridade territorial, física ou psíquica de outrem. Para a realização da presente pesquisa levantou-se a seguinte questão: Será que todo taxista usuário da via 230 no município de Viana no troço Estalagem Viana sede até ao km 30 apresentam altos níveis de comportamentos agressivos?
O estudo apresentado é bastante pertinente e de grande relevância para a nossa sociedade (Angolana) uma vez que muitos de nós somos dependentes dos serviços de táxi, sendo que o mesmo é realizado para o público. De uma forma directa ou indirecta somos afectados pelos tais comportamentos agressivos, é uma realidade que está bem patente no nosso dia-a-dia.
Porem, esta pesquisa vai permitir no ponto de vista científico conhecer as causas que provocam comportamentos agressivos por um lado, e por outro permiti-nos retirar ilações ou o uso destes conceitos para a aplicação prática da própria psicologia clínica, visando na melhoria e bem-estar social da sociedade. Ainda o presente trabalho encontra-se dividido em dois (2) capítulos, no primeiro encontramos as fundamentações teóricas e no segundo capítulo encontra-se as opções metodológicas onde se apresentam os resultados da investigação bem como as conclusões e as recomendações.
Identificação do Problema
Como é sabido por todos, hoje em dia grande parte dos veículos usuários nas estradas a nível da cidade capital e não só, são os (Hiaces) veículos pintados de cor azul e branco autorizados para fazer serviços de táxi.
A situação/problema refere-se na forma do comportamento agressivo que certos condutores de táxis apresentam na via pública em Luanda, especialmente no município de Viana, ao conduzirem com excesso de velocidade e muitas vezes sem respeitar os sinais de trânsito, os passageiros, os peões e até mesmo o agente regulador de trânsito, é um acto bem patente que se regista constantemente no quotidiano da nossa cidade e que tem causado muitos problemas como acidentes rodoviário, embaraço ao trânsito e pondo em perigo a vida de outros utentes da via.
Outro sim, pelo facto de valorizarmos o trabalho dos taxistas, sendo útil para a nossa sociedade.
Deste modo, permiti-nos formular a questão que se impõe:
Será que todos taxistas usuários da via 230 no município de Viana no troço Estalagem Viana Sede até ao km 30 apresentam altos níveis de comportamentos agressivos?
- OBJECTIVOS DO ESTUDO
Este trabalho tem como objectivo averiguar a relação entre comportamentos agressivos dos taxistas usuários da via 230 no Município de Viana, no troço Estalagem, Viana sede ao Km 30.
Define-se como objectivo complementar caracterizar o comportamento agressivo dos taxistas do troço supra citado relativamente aos aspectos sociodemográficos pertinentes.
Para a realização do presente projecto temos os seguintes objectivos:
1.1- Objectivo Geral:
Conhecer as causas que originam comportamentos agressivos nos taxistas usuários da via 230 no município de Viana do troço Estalagem, Viana Sede ao km 30;
1.2-Objectivos Específicos:
(1) Identificar a taxa de prevalência do comportamento agressivo em função das variáveis sociodemográficas.
(2) Saber as causas que levam certos taxistas a terem tais comportamentos.
(3) Propor modelos de intervenção psicoterapêuticas para o melhoramento dessa ma conduta.
2. IMPORTÂNCIA DO ESTUDO
O estudo apresentado é de grande relevância para a nossa sociedade uma vez que muitos de nós somos dependentes dos serviços dos taxistas, é uma realidade que está bem patente no nosso dia-a-dia.
Esta pesquisa é bastante pertinente para com a sociedade, sendo que o serviço do taxista é realizado para o público. Porem, vai permitir no ponto de vista científico conhecer as causas que provocam comportamento agressivos, por um lado, e por outro permiti-nos retirar ilações ou o uso destes conceitos para a aplicação prática da própria psicologia clínica, visando na melhoria e bem-estar social da sociedade.
3.DELIMITAÇÃO DO ESTUDO
Como sabemos o trabalho de taxista é amplo e estende-se por todo nosso país (Angola), achamos convenientes delimitar a estrada 230 na via de Viana no troço estalagem, Viana sede até ao km 30 como pontos de referências para a realização do presente projecto de pesquisa.
4. DEFINIÇÃO DOS CONCEITOS
No decorrer desta pesquisa temos como os termos e conceitos que serão incluídos com frequência os seguintes: Comportamento, agressividade, e taxistas que tornam-se pertinentes e integrados com frequência durante a pesquisa.
Segundo Bock, Furtado & Teixeira Maria (2008,p.59), afirmam que:
“Comportamento é entendido como interacção entre indivíduo e ambiente, é a unidade básica de descrição e o ponto de partida para uma ciência do comportamento”.
Para Bisker& Ramos (2006 p.17) Definem agressividade como:
“Parte do instinto de sobrevivência, tal como é a forma natural de reacção dos animais em certas condições e situações”.
Dicionário básico de Língua portuguesa (2012 p.451). Define taxista como:
“Pessoa que conduz um táxi. Táxi é um automóvel que transporta pessoas mediante o pagamento”.
...