Principios básicos de análise do comportamento
Por: AlineCru • 26/4/2024 • Artigo • 275 Palavras (2 Páginas) • 69 Visualizações
c) Concepção de psicopatologia
R: Na visão behaviorista os padrões de comportamento do individuo são frutoS de um processo de seleção pelos três níveis (filogenético, ontogenético e cultural), logo a Análise do Comportamento não compreende umA forma de comportamento psicopatológico, já que eles são fruto da variação e seleção assim como qualquer comportamento, e foram selecionados por suas consequências. A Análise do comportamento compreende os produtos comportamentais como resultado da historia de variação e seleção, e se os comportamentos rotulados como “ patológicos ou anormais” se mantém é por que de alguma forma são funcionais e produzem reforço.
Para a psicanalise o comportamento é determinado pelos aspectos inconscientes e consciente da personalidade. O inconsciente em interação com o pré-consciente e o consciente, são as instancias psíquicas responsáveis pelo funcionamento, quer seja normal ou anormal. Assim, os conteúdos inconscientes reprimidos, que não chegam a consciência, podem causa uma desordem e incomodo psíquico, que se mantido por certo tempo, levam as patologias.
Logo, o texto behaviorista entendo os comportamentos do Batman não como psicopatológicos e sim como fruto de uma historia de reforçamento. Já o texto psicanalítico percebe os comportamentos do Batman como anormais e patológicos, frutos de uma desordem em suas forças psíquicas.
d) Visão filosófica da pessoa
R: O behaviorismo baseia sua visão de homem na concepção darwinista. O desenvolvimento e seleção dos comportamentos se dão pela filogênese, ontogênese e cultura. A psicanalise tem uma visão de um homem controlado por suas forças, pulsões e desejos psíquicos.
Ambas as abordagens compartilham da visão animal, na qual o homem é impelido por sua natureza, seja ela uma natureza que interage com o meio, seja ela uma natureza guiada por forças psíquicas.
...