Princípios fundamentais para desenvolver a atenção
Projeto de pesquisa: Princípios fundamentais para desenvolver a atenção. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patricia101 • 1/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.159 Palavras (5 Páginas) • 281 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho mostraremos princípios fundamentais para o desenvolvimento da atenção. Num primeiro momento será observado que a atenção não está relacionada a um único foco ou ao um único impulso.
Serão vistos assuntos relacionados ao plano fisiológico e motivacional, distinguindo o grau de consciência do indivíduo.
Posteriormente será salientado alguns tópicos sobre Déficit de Atenção e também Doença de Parkinson.
ATENÇÃO
Atenção é um evento necessário para que aconteça o aprendizado no qual a inteligência elege e da ênfase a determinados estímulos e produz uma ligação entre os mesmos.
O homem é invadido por estímulos todo o tempo, das mais variadas procedências. A atenção não está relacionada a um único foco ou a um único estímulo, quando é dito que ela é concentrada o indivíduo pode distribuir-se por igual nos casos que seleciona e ativa diversas incentivos externo e ao mesmo espaço de tempo.
Visto que existe três princípios fundamentais para obter a atenção; motora, intelectual e afeto e atenção.
Na atenção motora, a consciência está concentrada na execução de uma atividade física e muscular pré-programada. A atenção Intelectual, representa o ato de reflexão e de atividade racional dirigidos na resolução de qualquer problema conscientemente definido. Já o afeto e atenção, um dos fatores individuais de maior influência no processo da atenção destacam-se as condições do estado de ânimo ou de interesse, os quais podem facilitar ou inibir a mobilidade da atenção.
No plano fisiológico a atenção está propícia a um estado positivo do sistema neurológico e ao meio que o indivíduo esta incluso.
No contexto motivacional tudo se desenvolve conforme o estímulo se manifesta e atrai o indivíduo.
Destaca-se que a atenção esta relacionada ao grau de consciência do sujeito, por tanto não deve-se acreditar que a atenção seja uma prática mental independente.
Na área da concentração o fenômeno sujeita-se ao nível de apelo e desempenho do estímulo possuindo assim condições de administrar um enfoque mais completo, sendo originada de forma visual, sonora e sinestésica.
“A Atenção é a condição imediata para a obtenção de uma realização pessoal e suas características consistem num esclarecimento consciente, na concentração de uma força psíquica disponível para o esclarecimento da realidade.”
Existem vários tipos de atenção, dentre elas citaremos cinco tipos, tais como;
• Atenção Concentrada – é a habilidade de se concentrar em algo enquanto descartamos outras ao nosso redor. Ex. Quando estamos dirigindo ou estudando.
• Atenção Sustentada – é a habilidade de manter uma resposta estável durante um exercício continuo, também é definido como a facilidade de se manter fixado em uma tarefa em um período de tempo constante sem se distrair. Ex. Ficar atento durante uma longa reunião.
• Atenção Seletiva – é a facilidade de selecionar em o que você presta atenção, o ato de prestar atenção, quer dizer, é de evitar a distrações externas (por ex. barulhos), e também distrações internas (por ex. pensamentos). Ex. Prestar atenção em apenas uma pessoa em uma sala cheia de pessoas.
• Atenção Alterada – quando se desfoca a atenção de uma tarefa ou alterna, para focar em tarefas que exijam maior atenção. Ex. Ao assistir vídeo de exercícios, você o pratica.
• Atenção Dividida – Ela é conhecida como multa tarefas, é a habilidade de fazer diversas atividades ao mesmo tempo sem perder o foco, sendo capazes de executar e reagir a várias tarefas simultaneamente. Ex. Inúmeros são os exemplos no dia a dia, para demonstrar a atenção dividida; verificar o e-mail enquanto se fala ao telefone, conversar com amigos enquanto prepara-se a sobremesa e etc.
Aplicando isso ao dia a dia de um profissional, em alguns casos o paciente poderá ter uma maior dificuldade de concentrar-se na explicação do tratamento e até mesmo de dificuldade ao executar o tratamento, aparentando falta de interesse do mesmo. Nesse momento o profissional da saúde deve compreender e elaborar estratégias adequadas para fazer com que o paciente execute os procedimentos necessários. Dois tipos de pacientes servem como exemplo, pois suas patologias estão relacionadas a atenção:
Transtorno de Déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)
Existe um transtorno mental ocorrido geralmente em crianças e adolescente chamado transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, essa doença causa sérios problemas no comportamento do indivíduo.
Alguns sinais nucleares deste transtorno quando crianças são: desatenção, hiperatividade e impulsividade, esses fatores afetam o desempenho escolar, relação com a família, social, humor, ansiedade e transtorno de abuso do álcool.
Inicialmente é examinado a frequência com que os sintomas se apresentam e a sua duração, é observado em diversos ambientes em que o indivíduo vive sua vida. Se o sintoma é apresentado somente em casa ou só na escola, pode-se diagnosticar que é um sistema incorreto de ensino ou problemas familiares.
É tratado com medicamentos,
...