Processo de mudança na terapia
Por: patthyalexandre. • 6/12/2018 • Abstract • 428 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
COM BASE NESSE TEXTO COMO VOCÊ ENTENDE QUE A PSICOTERAPIA PODE SER UM AGENTE DE MUDANÇA?
A mudança é algo que está presente na nossa vida, que faz parte dos nossos dias e deveria ser encarado como algo natural, porém, acaba se tornando estarrecedor, surgindo a insegurança e o medo diante da mesma. Querendo ou não algumas mudanças envolvem riscos, dor; a saída da zona de conforto é desgastante, mas junto com isso vem a transformação, e é com esse pensamento positivo que muita gente procura a psicoterapia, a busca pela mudança com a ajuda de um profissional.
De acordo com o texto e de forma geral, Psicoterapia refere-se a um método de tratamento psicológico exercido por um profissional treinado para tal, que tem por objetivo auxiliar as pessoas a lidarem de forma mais saudável com suas dificuldades e sofrimentos (Roudinesco & Plon, 1998). Diante desse trecho pode-se entender que um dos principais agentes de mudança é através da aliança terapêutica. O trabalho do terapeuta tanto quanto o do paciente requer esforço, cuidado e dedicação, e por meio da junção do trabalho dos dois sairá um resultado positivo para ambos. O terapeuta vai servir como um instrumento, fazendo com que o paciente entre em contato consigo mesmo.
Para enfatizar o que foi falado anteriormente, Segundo Enéas (2000), a mudança psíquica indica um aumento na confiança do paciente em poder superar os padrões repetitivos de conduta autodestrutiva, tal mudança é possibilitada graças à aliança terapêutica, através da qual o paciente percebe o terapeuta como um aliado. Paralelo a isso ocorre um aumento na compreensão dos sintomas e padrões de conduta e a internalização dos ganhos alcançados com o tratamento, o que possibilita ao paciente um maior domínio sobre seus conflitos.
Outros aspectos também podem contribuir para o quesito da mudança, como o paciente se adequar e modificar a forma de lidar com determinadas situações, passar a enxergar a evolução em si mesmo e reconhecer outros pontos que precisam ser mudados. Quando o indivíduo se relaciona com o outro ele passa a se reconhecer, diferenciar e enxergar também o que pode ser alterado, por isso a psicoterapia é essencial, pois é diante uma terapia que o paciente vai conhecer seus limites, as suas possibilidades e experimentar quem ele realmente é, passando a se aceitar e assim vivendo melhor.
[pic 1]
FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE
CURSO DE PSICOLOGIA
PATRÍCIA ALEXANDRE DE LIMA
TEXTO: A PERCEPÇÃO DO PACIENTE QUANTO AO PROCESSO DE MUDANÇA PSIOTERÁPICA
Recife, 2018
...