Processos psicologicos basicos II
Por: lu1693 • 16/5/2015 • Trabalho acadêmico • 260 Palavras (2 Páginas) • 422 Visualizações
- Fator G (Charles Spearman) : É a capacidade intelectual do indivíduo, que está presente em todas as habilidades, porém em algumas tem um destaque especial. Para que tal inteligência pudesse ser medida, Spearman desenvolveu a analise fatorial, que através de um teste identificava o tamanho do desempenho oculto de cada habilidade.
Isso explica o fato de uma pessoa ser mais dotada para determinado tipo de atividades, que outras.
Por exemplo, no filme, Nell não teve contato com a sociedade, portanto desenvolveu um dialeto próprio, que exigia esforço para entendimento, após seu relacionamento com o médico Lovell ela consegue desenvolver sua linguagem tonando-a mais nítida, facilitando o seu compreendimento.
1.2 Teoria das inteligências múltiplas (Howard Gardner) :
- Teoria das três inteligências ( Robert Sternberg) : Sternberg desenvolveu a teoria triárquica da inteligência, segundo ele, a inteligência é uma parte importante de três inteligências (ou, três maneiras diferentes de ser inteligente).
São elas:
- Inteligência criativa, é a capacidade de planear, criar e inventar ideias interessantes e originais, que permitam resolver problemas novos.
- Inteligência analítica, capacidade para analisar, comparar e avaliar ideias, tomar decisões e resolver problemas conhecidos.
- Inteligência prática, capacidade para alterar teoria em prática, é a realizações humanas subjetivas em gerar práticas.
A teoria tríarquica da inteligência, procura esclarecer, óptica de integração, a relação entre inteligência e o mundo interno do ser humano. Para favorecer e desenvolver a criatividade precisamos de equilíbrio entre as três habilidades.
Basicamente, precisamos primeiramente da inteligência criativa, para poder criarmos algo, depois da inteligência analítica para analisar, e por último a inteligência prática, onde poderemos praticar.
...