Projeto Pesquisa Escolar
Por: JALYLI LAIOLA BARBOSA • 2/12/2019 • Projeto de pesquisa • 4.756 Palavras (20 Páginas) • 249 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA SAÚDE
CURSO PSICOLOGIA
JALYLI LAIOLA BARBOSA
MICHELLE TELLES CRISTO MOREIRA
PROJETO: prevenção de drogas na escola
BELO HORIZONTE
JUNHO/2012
Jalyli Laiola Barbosa
Michelle Telles Cristo Moreira
PROJETO: prevenção de drogas na escola
Projeto apresentado ao Curso de Psicologia, do Centro Universitário Newton Paiva, sétimo período.
Orientadora: Professora Graziella Lage Oliveira
BELO HORIZONTE
JUNHO/2012
SUMÁRIO
1. Descrição detalhada da visita 4
2. Informações da escola 6
2.1. Quem é a escola e como surgiu? 6
2.2. Qual o tamanho da rede escolar? 7
2.3. Localização da escola 8
2.4. Estrutura física da escola 8
2.5. Propósito da Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) 9
2.6. Valores; Negócio; Missão; Visão e Compromisso Educacional 9
2.7. Cursos oferecidos 10
2.8. Projetos Institucionais 11
3. Desenvolvimento do projeto 12
3.1. Introdução 12
3.2. Demandas encontradas 13
3.3. Objetivo 14
3.3.1. Objetivos específicos 14
3.4. Metodologia 15
3.5. Público-alvo 15
3.6. Instrumentos 15
3.7. Recursos físicos 16
3.7.1. Recursos materiais 16
3.8. Local 16
3.9. Duração 17
3.10. Desenvolvimento dos encontros 17
4. Conclusão 18
- Descrição detalhada da visita
A visita foi realizada na Escola do SEBRAE, que trata-se de uma escola técnica em formação gerencial, para alunos de 1ª a 3ª série do ensino médio. As visitas à instituição foram realizadas nos dias 25/04 e 03/05, do ano de 2012. Uma das estudantes foi até a escola no dia 20/04 pela manhã para conversar com a diretora sobre a proposta do trabalho acadêmico das alunas e solicitar autorização para a realização das observações na escola. A aluna foi muito bem recebida por todos os profissionais da instituição, e desde o primeiro contato já conseguiu fazer algumas observações e obter alguns dados.
A acadêmica esperou um longo tempo para ser recebida pela diretora, e aproveitou para observar o intervalo dos estudantes. Foi percebido que a maioria dos alunos permaneceu no pátio principal e no segundo andar, onde grande parte das pessoas ficam observando o pátio principal. Como se trata de adolescentes existem muitos casais na escola. Pode ser percebido também que a maioria dos adolescentes interagiam com pessoas da sua série, mas de outras séries também, enquanto muitos alunos conversavam ou lanchavam na cantina e pequena parte costuma permanecer dentro da sala de aula.
A escola possui uma “disciplinária”, se trata de uma pessoa responsável pela chave dos escaninhos, dar remédio - quando necessário, permitir ligações telefônicas dos alunos para os pais, fazer ocorrências, chamar atenção dos alunos, etc. A acadêmica que realizou a visita permaneceu na escola por aproximadamente duas horas. Durante esse tempo a disciplinária preencheu uma ocorrência, mostrou a acadêmica as chaves dos escaninhos e o controle que elaborou, ao mesmo tempo em que realizava o seu trabalho, pedindo silêncio e solicitando aos alunos que fossem para sala de aula. Em seguida, deu remédio para uma aluna, chamou atenção de um aluno por estar de bermudas e outro por estar de chinelo. A acadêmica que realizou a primeira observação estudou o ensino médio na instituição visitada e explicou que antes eram duas disciplinárias, mas a outra se aposentou e era mais respeitada pelos alunos, já a atual não possui muita autoridade sobre eles, entretanto, está desenvolvendo um trabalho organizado e mais sério que a outra.
Após ter conversado com a disciplinária e observado o intervalo, a acadêmica foi recebida pela diretora de maneira receptiva e positiva. Esta permitiu sem resistências que as acadêmicas realizassem as observações necessárias e pediu que ficassem à vontade para conhecer a escola. Ao encerrar a conversa com a diretora, a acadêmica foi embora e disse que voltaria com a sua dupla para realizar as visitas.
Nos dois dias de visita não foi possível desenvolver muitas observações, pois no turno da tarde estudam apenas alunos de 1º e 2º ano, mais de 1º ano, por esse motivo a escola tem poucos alunos e funcionários nesse horário. As acadêmicas conversaram com alguns professores, explicaram a cerca do trabalho acadêmico em que estavam desenvolvendo na escola, solicitou-se a eles a disponibilidade de responder a um questionário e eles perguntaram do que se tratava, depois de termos esclarecido a respeito eles concordaram em responder, mas apenas dois nos devolveram o questionário.
...