Projeto de Plano de Ação no IML de Salvador
Por: Normanda Vidal • 20/12/2015 • Projeto de pesquisa • 1.198 Palavras (5 Páginas) • 417 Visualizações
PROJETO DE INTERVENÇÃO ORGANIZACIONAL NO INSTITUTO MÉDICO LEGAL DE SALVADOR (NINA RODRIGUES)
JUSTIFICATIVA
O Projeto De Intervenção Organizacional No Instituto Médico Legal De Salvador (Nina Rodrigues), existe a partir da identificação da necessidade de uma reestruturação organizacional, no sentido de delimitar os campos de atuação e as competências, bem como a requalificação da mão de obra dos funcionários da instituição, para melhor atenderem as demandas da população. Frente a isso também é percebida, também a necessidade de esclarecimento e informação direcionada aos usuários.
Desse modo, a escolha do tema justifica-se pelo fato de que tanto a população, quanto os trabalhadores do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues precisam de norteamento para compreender seus direitos e deveres e terem um uso mais eficaz e uma prática mais eficiente dos serviços e programas oferecidos.
Fases | Objetivos | Estratégias |
Fase 1 | Requalificar os funcionários do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues para melhor atender a população | Cursos especializados em trabalho com luto, processo de luto e acolhimento de usuário enlutado, bem como a família de agressores e vítimas. |
Fase 2 | Capacitar os funcionários para compreender habilidades e competências | Workshops e observação da demanda dos funcionários, trabalho com dinâmicas de grupo especializadas e preparadas para o público alvo. Trabalhar junto com o setor administrativo objetivando delimitar habilidades e competências dos funcionários de modo que exerçam suas funções de modo mais eficiente e eficaz. |
Fase 3 | Trabalhar em melhorias para os usuários | Buscar mecanismos de pronto atendimento, observar questões de acessibilidade, apontando-as e observar possíveis mudanças físicas a serem efetuadas de modo à facilitar a recepção e atendimento do público. |
Fase 4 | Informar os usuários sobre as funções e serviços do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues | Auxílio na montagem de um balcão de informações e recepção, produção de cartazes e informativos, livretos e panfletos, além de palestras abertas ao público, em parceria com a Universidade Federal da Bahia. |
REFERENCIAL TEÓRICO
O desempenho de profissionais em organizações pode ser influenciado pela singularidade ou união de diversos fatores, que por ora possa advir de distintas formas, internas ou externas ao ambiente da organização. Para isso é necessário considerar inicialmente o funcionário e a sua relação com seu local de trabalho e a produção exercida neste ambiente, pois estas podem ocorrer de diversas formas (ANDRADE, s/d).
Transformar um ambiente organizacional implica em realizar mudanças e por em prática a produção para buscar o resultado esperado, assim para realizar uma intervenção eficaz necessita-se compreender a cultura da organização e as implicações das mudanças propostas.
“Para compreender o comportamento humano nas organizações é fundamental o estudo da cultura organizacional, uma vez que os valores básicos compartilhados influenciam consideravelmente o modo como os membros das organizações sentem, pensam e agem”. (SILVA e LEIGO, s/d, p. 04).
Para contribuir nos processos da organização, é necessário que o psicólogo conheça o processo do trabalho em sua dimensão total, entendendo as pertinências singulares e articule os princípios de missão, valores, metas e estratégias organizacionais.
“é possível desenvolver a capacidade estratégica de intervenções que predisponham mudanças e fortalecimento de formação de equipes em concomitantemente, ampliando a capacidade gerencial de refletir e questionar as próprias finalidades e a forma de realizar os processos de trabalho”. (SILVA e LEIGO, s/d, p. 05).
Segundo Obadia, Vidal e Melo (2007) muitas organizações estão sujeitas a necessidade de implantar novas práticas para gestão, no qual objetiva a modernização e agilidade para eficiência dos seus processos, eficácia do seu foco e das suas ações para intensificação e por fim proporcionar benefícios aos seus funcionários e usuários.
Para realização de uma intervenção, como colocado, é necessário conhecer a cultura da empresa, o que está diretamente ligada aos seus funcionários, portanto implica inicialmente nas atividades realizadas com estes, sendo estas de treinamento, formação e requalificação, esta última nos interessa mais, como colocado por Martins e Fuerth (s/d) é o processo de “aprendizagem corporativa”, ferramenta importante neste processo que pode ser abrangente e cheio de possibilidades para “para formar e qualificar ou requalificar pessoas com vistas à sua integração profissional e social” (p. 02).
O desenvolvimento da organização está diretamente ligado a termos como formação permanente, educação continuada, requalificação profissional, desenvolvimento profissional e educação corporativa. O que mais nos interessa neste projeto é o último termo, pois sua aplicação procura desenvolver o quadro de pessoal, objetivando a obtenção de melhores resultados para a organização.
A educação corporativa pode ser definida de várias formas, este conceito vem sendo empregado por muitos autores para descrever ações de treinamento e desenvolvimento de pessoal, englobando tanto as que são feitas a distância como as presenciais. Provavelmente isso ocorre porque, ao contrário do que acontecia no passado, as organizações hoje precisam muito mais do que treinar os seus empregados. É preciso dar-lhes uma formação mais ampla e continuada, e isso se enquadra melhor no conceito de educação. (MARTINS e FUERTH, s/d, p. 14).
...