Psicanálise de Jung e Heinch
Por: juju.10 • 27/11/2018 • Trabalho acadêmico • 658 Palavras (3 Páginas) • 182 Visualizações
UNIDAVI.
Rio do Sul, 23/11/2018.
Disciplina: Teoria e Técnica Psicoterápica em Psicodinâmica.
Professor André Moraes Souza.
Nome do(a) Aluno(a) 1: Juliana Aparecida Mazurek
Nome do(a) Aluno(a) 2: ___________________________________
Atividade de Revisão 3 (Em Duplas)
O objetivo desta atividade é desenvolver uma leitura crítica dos textos, salientando as questões mais importantes para a disciplina. Vale de 0 a 2,50 pontos. Boa atividade!
Questão 1 – Explique as idéias principais do PDF sobre Reich. Use no máximo 30 linhas. 1,25 Pontos.
Reich era um jovem discipulo de Freud, que coordenou a sessão de técnica psicanalítica. Reich é uma figura muito simpática da história da psicanalise. Houveram divergências entre Freud e Reich, pois para Reich a libido genital não pode ser sublimada, apenas a libido pré-genital. O contato direto com o corpo do paciente, uso do toque, imposição de mãos, massagem. O paciente associa a partir dessa experiencia, de suas sensações.
Wilhelm Reich trouxe uma inovação, que é psicologia corporal, com um olhar atento aos movimentos dos clientes, prestando atenção em como ele conta a sua história, a partir daí ele cria a análise do caráter, aonde ele passa conhecer características das pessoas, rompendo essas barreiras de inautenticidade, essas barreiras de defesa corporal que impedem o sujeito de ter essa relação mais espontânea, mais livre e mais problemática com o seu próprio desejo, o caráter fálico narcisista, o caráter oral, anal... para Reich esses caráteres precisam ser tratados antes da análise propriamente dita. Reich se inspira em um filósofo Frances que tinha uma teoria da relação de corpo e mente, assim relacionando isso com a libido e psicanalise e mais adiante na sua teorização com a vegetoterapia e orgônoterapia ele vai tentar experimentar formas de cura, aonde a energia libidinal poderia ser recomposta por experiencias diretas com o que ele chamava do orgônio que é a energia vital, a energia cósmica primordial. Usando uma caixa de orgônio que era uma espécie de condensador da energia orgônica, uma espécie de acumulador.
Questão 2 – Explique as idéias principais do PDF sobre Jung. Use no máximo 30 linhas. 1,25 Ponto.
Para Jung, a energia psíquica não é apenas a libido, além de não considerar o complexo de édipo tão importante, nem determinante para a formação do sistema neurótico. Ponto de vista de Jung sobre a vida psíquica: consciente, inconsciente e inconsciente coletivo. Os complexos são os padrões de emoções como lembranças, angustias e etc. Já os arquétipos é o leito do oceano, são emoções associadas a experiências como o nascimento e morte, infância e juventude, perigo externo.
O conceito arquétipo de Jung é o que o diferencia da psicanálise, é um conceito de difícil entendimento, apesar da sua banalização como algo simples, o conceito foi desenvolvido a partir da observações que existem imagens formadas a partir da vivencia de cada um, mas tem uma estrutura semelhante, por exemplo: todos os seres humanos tem mãe e pai, então todos os seres humanos tem uma possibilidade de formar uma imagem de mãe e de uma de pai, colocando o inconsciente não como algo que foi desenvolvido durante a da sua vida pessoal, mas ao contrário, algo que é dado a priori. O arquétipo seria um padrão de comportamento também herdado, uma estrutura que possibilitaria o desenvolvimento de um comportamento, mas que vai ser preenchido, que vai ser atualizado.
...