Psicologia Da Saúde E Psicologia Organizacional
Artigo: Psicologia Da Saúde E Psicologia Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jessica7766 • 24/3/2014 • 393 Palavras (2 Páginas) • 345 Visualizações
Psicologia da Saúde x Psicologia Hospitalar
O objetivo da psicologia da saúde é compreender como os diversos fatores cotidianos da vida influenciam na saúde e na doença.
Atuando com três tipos de prevenção ; I prevenção primária, quando ainda não existe nenhum problema de saúde instalado, o foco é voltado para conscientização da população, para métodos de prevenção de das doenças.
Quando já existe uma demanda ou uma suspeita é chamada de Prevenção Secundaria, onde o trabalho é realizado em cima dos possíveis efeitos desfavoráveis, e na angustia da espera do resultado dos exames.
Quando a doença já está instalada no organismo chamamos de Prevenção Terciaria, atuando para depreciar o sofrimento tanto físico como o sofrimento da psique.
A psicologia hospitalar é uma especialidade exclusiva brasileira, focada nos âmbitos secundários e terciários, atuando nas variadas instituições de saúde realizando diversas atividades relacionadas a atendimentos grupais ou individuais.
Em outros países a especialidade esta ligada a pratica e não no local em que atua. O trabalho da psicologia hospitalar é especializado no que se refere ao restabelecimento do estado de saúde do doente, tentando controlar os sintomas que prejudicam o bem estar.
No Brasil a formação do psicólogo é voltada para o modelo clinico individual, onde nem todos tem acesso.A população de classe baixa, miserável de mãos calejadas, que estão expostas a fome, a todos os tipos de violência, preconceito entre diversos fatores que intensificam o sofrimento da psique e fazem parte do cotidiano brasileiro ficam desamparadas ....ealidade bem distante da formação do psicólogo brasileiro, a nossa realidade é bem diferente do que é explicado na teoria, o que resultando em profissionais sem estrutura para realizar um trabalho de acordo com a nossa necessidade.
Para prepararmos melhor os psicólogos ás realidades e necessidades brasileiras, segundo (Almeida, 2000; Kerbauy, 2002) um dos primeiros passos seria a inserção do psicólogo em equipes de saúde interdisciplinares, esse poderia ser o começo de tudo.
É importante lembrar que a psicologia da saúde não é uma especialidade brasileira e sim a psicologia hospitalar sendo uma especialidade exclusiva brasileira, e que as duas não são sinônimos, pois a psicologia da saúde abrangeria a prevenção primaria, focando de modo primordial na prevenção, alertando antes que algum problema de âmbito sanitário se instale indo além do trabalho dentro dos hospitais, já a psicologia hospitalar é focada nos fatores secundários e terciários realizando atividades diversas de atendimentos individuais e grupais.
...