Psicologia De Desenvolvimento
Pesquisas Acadêmicas: Psicologia De Desenvolvimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 6667 • 23/4/2014 • 369 Palavras (2 Páginas) • 740 Visualizações
1. De acordo com as diferentes correntes filosóficas apresentadas no texto, elabore um quadro histórico identificando os pensadores e suas principais ideias.
Pensadores Ideias
Sócrates Preocupava-se em estudar o limite que separa o homem dos animais e postulava que a característica do homem era a razão, que permitia ao homem se sobrepor aos instintos, que seria a base da irracionalidade.
Platão Discípulo de Sócrates definiu que a alma do homem se encontrava na cabeça, concebia a alma separada do corpo e quando morria o corpo desaparecia, mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
Aristóteles Discípulo de Platão postulava que a alma e o corpo não se dissociavam. Para ele, a psyché seria o princípio ativo da vida e argumentou que o homem tinha uma alma racional que tem função pensante.
Santo Agostinho Defende que a que a marca original do homem é a sua tendência para o pecado original, a busca de desejo de posse e prazer. Estabelecia a distinção de corpo e alma. A alma era imortal, por ser o elemento que liga o homem a Deus, para ele o homem deveria se livrar das coisas mundanas e carnais no seu caminho com Deus.
Tomás de Áquino Buscou em Aristóteles a distinção entre essência e existência, mas afirmava que somente Deus seria capaz de reunir as duas em termos de igualdade. Admitia a possibilidade de busca pelo conhecimento por meio dos sentidos, além das verdades reveladas.
René Descartes Postula a separação entre mente (alma, espírito) e corpo e afirma que o homem possui uma substância pensante e que o corpo desprovido de espírito é uma máquina.
2. De acordo com a história, o século XV marcou um período de transformações radicais na Europa, desencadeando um processo de valorização do homem. Pesquise sobre esse período e argumente sobre tais mudanças e suas implicações para a educação.
3. A partir da década de 70, duas tendências são disseminadas: construtivista (Piaget) e sociointeracionista (Vygotsky, Luria e Leontiev). Explique por que motivo tais tendências tomam corpo nessa época.
Porque estavam preocupados em apresentar uma resposta teórica que sintetizasse as duas formas antagônicas de conceber o psiquismo humano, isto é, eles buscavam mostrar como esses dois aspectos da vida humana ( objetivo e subjetivo) se constroem e se determinam mutuamente.
...