Psicologia Delimitar as Diferenças e Aproximações dos Termos
Por: Jheniffer Florência • 2/9/2019 • Trabalho acadêmico • 666 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
Introdução pegar em casa
O presente trabalho é sobre os conceitos “senso comum” e “ciência”, mais concretamente a definição dos termos.
É objetivo deste trabalho delimitar as diferenças e aproximações dos termos.
Desenvolvimento
O termo senso comum é o conhecimento adquirido pelo homem a partir de suas vivencias no cotidiano, opiniões individuais e subjetivas que acumulam conhecimento, transmitido de geração em geração independentemente de estudos ou pesquisas.
Também chamado de “vulgar”, “popular” e “empírico” é o conhecimento do dia-a-dia, do cotidiano, da vida das pessoas (...) Faz parte da tradição de uma comunidade e resulta de simples transmissão de uma geração a outra. (BARBOSA, 2006, p. 45)
Tais informações nos indicam que o senso comum faz parte de nossa cultura, sendo assim é imprescindível sua presença em nosso cotidiano, pois mesmo não tendo comprovação cientifica é considerado pela sociedade como verdadeiro, em várias áreas como Saúde com remédios caseiros e raízes, seja em superstições como comer manga com leite pode fazer mal para a saúde e até mesmo lhe trazer riqueza como trevo de quatro folhas é um conhecidíssimo talismã. Acredita-se que ele atraia boa sorte e fortuna a quem o encontrar.
Segundo Cotrim (2002), o “[...] vasto conjunto de concepções geralmente aceitas como verdadeiras em determinado meio social recebe o nome de senso comum” (Cotrim, 2002, p.46).Apesar do senso comum não poder ser ignorado, pois é a partir dele que o indivíduo acumula conhecimento e experiências. Uma opinião pessoal não pode ser considerada como verdade, a menos que seja demonstrada cientificamente.
Ciência
O conhecimento científico investiga sua causa, sua constituição íntima, caracterizando-se, desta forma, pela capacidade de analisar, de explicar, de desdobrar, de justificar, de induzir ou aplicar leis, de predizer eventos futuros.
Busca compreender a realidade de maneira racional, descobrindo
relações universais e necessárias entre os fenômenos, o que permite
prever acontecimentos e, consequentemente, também agir sobre a
natureza (ARANHA; MARTINS, 1992, p.89)
O conhecimento científico, ao contrário do conhecimento comum busca testar, comprovar, reduzir as margens de erros.
(...) a ciência busca um ideal de comunicação universal: a linguagem
científica comunica informação a quem quer que possa entende-la,
mercê de um treinamento anterior (...) a comunicação dos resultados e
das técnicas da ciência serve não apenas para divulgar, mas também
para multiplicar as possibilidades da confirmação ou refutação do
conhecimento que está sendo comunicado por parte da comunidade
científica (...)” (MOREIRA, 2004, p. 10)
O senso comum e o conhecimento científico estão relacionados ao cotidiano humano, assim como podem relacionar-se entre si, porém são distintos, e tais distinções devem ser consideradas.
A aproximação do saber científico ao senso comum parece ser um tanto radical, mesmo sendo “[...] inestimável o valor daquilo que o povo levanta de suas experiências cotidianas, pois este é o seu saber. Mais ainda: não +se pode negar que é do conhecimento vulgar que parte a atividade científica” (Morais, 1988, p.23).
...