Psicologia do Desenvolvimento Humano
Por: fariasisis • 20/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.356 Palavras (6 Páginas) • 280 Visualizações
Universidade Anhanguera de São Paulo
Unidade Belenzinho
Analise Crítica: documentário Bebes
São Paulo
2018
Andréia Gonçalves da Costa Ra: 333976214365
Ingrid da Silva Oliveira RA: 33283111436
Claudia Mayara Souza da silva:
Nathole oliveira da silva:343973314365
Isis Farias Neves RA: 283610414365
Analise Crítica: documentário Bebes
Analise Crítica apresentado como requisito parcial Psicologia Social, ministrado pela Prof°a. Karina MidoriIshimori.
São Paulo
2018
- Introdução
Babies (2010), documentário dirigido por Thomas Balmès, mostra a diferença do desenvolvimento de quatro crianças em lugares distintos e afastados com suas culturas e situações sócioeconômicas, possibilitando-nos refletir sobre o desenvolvimento do bebe na gestação até sua maturação e seus estágios.
Documentário nos mostra o quando o mundo externo influencia no processo da gestação, nascimento do bebe e sua maturação. Contudo, o desenvolvimento do bebe são influenciados pela cultura e sócio econômico dos pais. No documentário tem mães do continente africano, da Mongólia, do Japão e dos estados unidos.
As mães do continente africano mostram-se uma experiência coletiva como por exemplo amamentar crianças sem ser seus filhos de ventre, porém o carinho e vinculo é único sem distinção.
A mãe da Mongólia mostra-se um vínculo mais enfraquecido que pode vir de vários fatores como cultural e atividades profissionais dos pais, para ter uma interação com seus bebes percebemos que existe um encontro de mãe com seus bebes, possivelmente para fortalecer este vinculo.
A mãe americana já mostra uma interação da mãe, pai e bebe, contudo, uma paternidade sólida com um vínculo de amor e apego com o bebe. É muito interessante o quanto que a situação sócia econômica pode atribuir para o desenvolvimento do bebe com incentivo com livros, histórias e brinquedos contribuindo para um desenvolvimento intelectual, motor e suas emoções.
Ressaltamos a importância deste documentário para profissionais das áreas de saúde e humanas como Psicologia, que é um grande ganho para análise sobre cultura, interações, desenvolvimento humano e o mais importante o quanto fatores externos podem influenciar no desenvolvimento da gestação a maturação de uma bebe.
E a partir da teoria de Lev Vygotsky podemos observar no documentário Babies, tais comportamentos culturais e sociais que foram construídos a partir das interações e praticas especificas, que são de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizagem na primeira infância.
- Desenvolvimento
O desenvolvimento Infantil acontece de forma gradual, através de processos do próprio desenvolvimento genético e biológico, ou seja, seu físico, músculo e todo o sistema nervoso. Temos também o processo intelectual, Social e Emocional que acontece com toda a interação externa que é o ponto chave para a aprendizagem do desenvolvimento humano.
A partir do documentário Babies (2010) podemos observar quatro casos de diferentes locais como a africa, Mongólia, Japão e dos estados unidos. Cada uma tendo em comum o processo biológico, pois esse processo do desenvolvimento é igual para a espécie humana. Porém o processo do desenvolvimento infantil em diferentes continentes, muda pela interação do espaço, sendo ele social e cultural. [pic 1]
A relação com o mundo externo é fundamental para o desenvolvimento humano, pois somos influenciados pela praticas sociais e culturais. São elas que ensinam e nos fazem desenvolver formas de pensar, criar e agir.
Para Lev Vygotsky, a questão biológica é importante, porém insuficiente para que o individuo possa se desenvolver, pois o mesmo precisa do ambiente e praticas especificas que ajude em sua aprendizagem, mediante as experiências expostas, sendo ele interativo, pois adquire conhecimento a partir de relações intra e interpessoais de trocas com o meio.
2.1 O documentário Babies
O documentário Babies mostra quatro formas de criações, cada mãe com suas praticas especificas, relacionadas com suas próprias formas de interação com seus bebes, mostrando-nos diferentes formas de aprendizagem, como as interações, estímulos e aproximações que ajudam no fortalecimento de vinculo.
Relata a história de quatro bebês em diferentes partes do mundo todos eles inseridos em suas culturas e tradições. Nos países mais desenvolvidos como Estados Unidos e Japão, na Mongólia mais precisamente em um deserto e até na mídia onde existe uma comunidade tribal chamada de Himba. O desenvolvimento desses bebês foi retratado desde o seu nascimento, amamentação na maneira de como eles começou a engatinhar, nos primeiros passos, como aprenderam a cair e a se levantar, a balbuciar as primeiras palavras, pela descoberta de seus corpos, brincadeiras individuais ou em grupo. Todos eles passam pela mesma fase trazendo assim diferentes visões de acordo com os seus costumes.
- Os Babies
Hattie a criança americana e Mari a criança japonesa que estão em países desenvolvidos têm uma maior possibilidade de ter acesso a maiores recursos tais como: saúde, educação, saneamento básico e entre outros, em alguns momentos essas crianças se encontram sozinhas em suas explorações pelo universo infantil algo que também acontece com Bayar a criança da Mongólia que por muitas vezes permanecia deitado em uma cama e após esse período passa a se aventurar dentro e fora da cabana onde vivenciava assim a ausência de seus pais e portanto passava por alguns apuros graças ao seu irmão mais velho.
...