Psicologia Do Desenvolvimento
Artigos Científicos: Psicologia Do Desenvolvimento. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: KatiaRC • 25/11/2014 • 550 Palavras (3 Páginas) • 242 Visualizações
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
Abordagem Histórico-Cultural (VYGOTSKY): sujeito ativo, o ser humano se apropria da cultura e simultaneamente nela se objetiva, constituindo-se como sujeito. A internalização de conceitos se produz na relação do sujeito com seu meio.
Desenvolvimento Psicossocial (ERIC ERICKSON): Desenvolvimento leva-se em consideração aspectos biológicos, individuais e sociais. Cada estágio de desenvolvimento contribui para a formação de uma personalidade total. Identidade: inicia-se nos primeiros estágios. Na adolescência ela evolui e a maneira como é vivida influencia os três últimos estágios.
Estágios de Desenvolvimento
ESTÁGIO/IDADE DINAMICA
1. (Des) Confiança – até 1 ano Dependência de cuidados (alimentação, higiene, locomoção, aprendizagem de palavras e seus significados). O amadurecimento será equilibrado se a criança sentir que tem segurança e afeto, permitindo a confiança nas pessoas e no mundo. O oposto instaura a desconfiança.
2. Autonomia x
Vergonha e Dúvida
(2º e 3º ano) Controle das necessidades fisiológicas e higiene pessoal gera autonomia, confiança e liberdade para tentar coisas novas sem medo de errar. A crítica severa ou a exposição ao ridículo provoca vergonha e dúvida quanto à autonomia e regressão ao estágio anterior, da dependência.
3. Iniciativa x Culpa
(4º - 5º ano) Percepção das diferenças sexuais e dos papéis desempenhados por mulheres e homens na cultura (conflito edipiano em Freud). Se a sua curiosidade “sexual”, intelectual, natural, for reprimida e castigada poderá gerar culpa e diminuir a iniciativa de explorar novas situações ou conhecimentos.
4. Construtividade x Inferioridade
(6º - 11º ano) A sociabilização fora do grupo familiar, a exigência do trabalho em conjunto, a cooperatividade e outras habilidades necessárias requeridas para lidar com o mundo pode gerar construtividade (se há apoio) ou inferioridade (se as criticas do grupo forem severas).
ESTÁGIO / IDADE DINÂMICA
5. Identidade X Confusão de Papéis
(12º - 18º ano) Crise psicossocial, pontual e localizado com polos positivos e negativos a serem definidos numa negociação entre questões pessoais e sociais rumo a uma boa ou difícil solução
6. Intimidade X Isolamento
(jovem adulto) Interesses, não só profissional, giram em torno da construção de relações profundas e duradouras. Podem ser vividos momentos de grande intimidade e entrega afetiva. Se há decepção a tendência será o isolamento temporário ou duradouro.
7. Produtividade X Estagnação
(meia idade) Dedicação à sociedade e à realização de causas importantes ou preocupação com o conforto físico e material
8. Integridade x Desesperança (velhice) Integridade relativa ao sentimento de valor e de produtividade na vida, sem arrependimentos e lamentações sobre oportunidades perdidas ou erros cometidos. Desesperança associada a sentimentos de tempo perdido e
...