Psicologia E As Psicologias
Trabalho Universitário: Psicologia E As Psicologias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: s4ndhyll4 • 18/8/2014 • 260 Palavras (2 Páginas) • 422 Visualizações
1. Você leu no texto que existe a Psicologia cientifica do senso comum. Supondo que seu contato até o momento só tenha sido coma Psicologia do senso comum, relacione situações do cotidiano em que você ou as pessoas com quem convive usem essa psicologia.
Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários sentidos, como por exemplo, quando falamos do poder de persuasão ou de compreensão de alguém ou da capacidade que algumas pessoas têm de escutar os outros e darem bons conselhos. Essa psicologia, usada no dia-a-dia pelas pessoas, é chamada de psicologia do senso comum.
2. Conversem sobre a Psicologia cientifica – sua matéria-prima e seu enfoque. Para isso, retomem as seguintes questões:
a) Qual é a matéria-prima da Psicologia?
É o homem em todas as suas expressões as visíveis (comportamento) e as invisíveis (sentimentos), as singulares (porque somos o que somos) e as genéricas ( porque somos todos assim).
b) O que é subjetividade?
É a síntese singular e individual que cada um de nós vai construindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando as experiências da vida social e cultural ( é o que nos diferencia das outras pessoas).
c) Porque a subjetividade não é inata?
Ela constrói aos poucos, apropriando-se do material do mundo social e cultural e é ativa a sua construção.
d) Por que as praticas místicas não compõem o campo da Psicologia cientifica?
Porque não são construídas no campo da ciência, a partir do método e dos princípios científicos. Estas em oposição aos princípios da Psicologia porque pressupõem que nelas (práticas místicas) que há concepção de destino, de forças que não estão no campo humano e no mundo material.
...