Psicologia Nas Instituições Jurídicas
Trabalho Universitário: Psicologia Nas Instituições Jurídicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BRUNACOUTINHO91 • 20/10/2013 • 653 Palavras (3 Páginas) • 542 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Psicologia nas Instituições Jurídicas
Curso: TECNÓLOGO EM SEGURANÇA PÚBLICA
Professor: LILIAN MACIEJESCKI
Nome do aluno: BRUNA COUTINHO DE TOLEDO
Data: 13/04/2013
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1: A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 15 ago. 2013), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)
RESPOSTA: A Justiça fundamenta-se no reconhecimento e garantia dos direitos fundamentais. Para tal faz-se necessário a incorporação de outros saberes para ampliar os diferentes olhares sobre a natureza humana. Nesse sentido a Psicologia ocupa local de destaque, na medida em que atua na compreensão dos comportamentos a partir da análise de elementos históricos, ambientais e pessoais. Dentre algumas possibilidades o saber jurídico usufrui do diagnóstico psicológico, que sinaliza a existência ou não de psicopatologias dos indivíduos, fornecendo assim subsídios às decisões judiciais. Na medida em que o Direito contempla as diferentes fases do desenvolvimento humano, a Psicologia atua na perspectiva de prover o Magistrado e as partes envolvidas com conhecimentos científicos que permitem analisar os fatos sob um enfoque que considera o sujeito em sua integralidade.
Questão 2: A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)
RESPOSTA: O Direito atua em um contexto onde a figura humana surge como central, ora na elaboração das Leis, a partir de elementos sócio-históricos, ora na aplicação dessas por Juízes constituídos legalmente, com todos seus aspectos subjetivos, e ainda envolvendo outros sujeitos como parte do processo. Em suma, estamos considerando um ambiente extremamente
...