Psicologia Nas Instituições Jurídicas
Casos: Psicologia Nas Instituições Jurídicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: galodoido • 30/10/2013 • 952 Palavras (4 Páginas) • 512 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: Psicologia nas Instituições Jurídicas
Curso: Segurança Pública
Professor: Nome do aluno:
Data: 27/Set/13
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1: A partir da leitura do texto “Psicologia e Justiça: a psicologia e as práticas judiciárias na construção do ideal de justiça”, de Hélio Cardoso de Miranda Júnior, (disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1414-98931998000100004&script=sci_arttext&tlng=en>. Acesso em: 15 ago. 2013), e do material didático, construa um texto de no mínimo 08 linhas discutindo a importância dos saberes construídos pela Psicologia para o Direito. (3,5 pontos)
A relação entre os saberes construídos pela Psicologia, por meio da Psicologia, procuramos entender o comportamento humano em suas variadas manifestações e os processos psíquicos, enquanto que a Ciência Jurídica o determina e padroniza por meio de normas e regras, direito é o fato ou fenômeno social, psicologia estuda o comportamento dos seres humanos e seus aspectos psíquicos, para entender a importância bastante complexa da sociedade as ciências humanas foram fracionadas em vários campos de conhecimento, que se completam, interferindo e colaborando uns com os outros. Através da psicologia procura-se entender o comportamento humano, o qual, para o direito, é quase sempre determinado e padronizado por normas. A presença da psicologia na esfera jurídica é preciso entender todo um conjunto de fatores comportamentais, sociais, individuais e analisar os aspectos legais, para então ser classificadas e julgadas, uma determinada conduta, pelo aparelho jurídico. Depois de diagnosticar uma situação entre a psicologia e o direito, e notando que alguns aspectos fogem do circulo do direito, mas que estão ao alcance da psicologia, imediatamente esta será aplicada, vindo a atuar, por exemplo, em casos de duvida quanto à presença de transtornos de personalidade ou mesmo para determinar as capacidades dos indivíduos litigantes.
Questão 2: A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas e implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Assim, trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação. A partir deste conhecimento e dos materiais estudados, justifique a importância da interdisciplinaridade no ramo do Direito. (3,5 pontos)
Pode-se observar a total importância da interdisciplinaridade no ensino do Direito, com vistas à formação do aplicador do Direito dotado de habilidades que o meio social requer. Finalmente, à guisa de conclusão, é importante que o professor tenha consciência do seu papel como agente da reforma educacional e melhoria do ensino jurídico, desenvolvendo com os alunos a prática da interdisciplinaridade, aproximando-se com isso da realidade que os futuros aplicadores do Direito tanto necessitam para o exercício de suas atividades. Para se aplicar a interdisciplinaridade no Curso de Direito, deve existir o exercício do diálogo entre os professores para conscientização da possibilidade e da necessidade de sua utilização como meio para melhor formação do profissional no campo jurídico. O papel do professor é de maior importância para a melhoria do ensino jurídico, especialmente se utilizar a interdisciplinaridade para a formação de profissionais, para que adquiram conhecimento mais integral dos diversos ramos do Direito.
Questão
...