Psicologia No âmbito Juridico
Seminário: Psicologia No âmbito Juridico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Matheusss123 • 16/10/2014 • Seminário • 347 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
O texto começa com uma introdução da psicologia jurídica ao leitor e suas áreas de atuação e sua colaboração em determinadas áreas do direito.
No direito coletivo o auxilio dela se fundamenta no planejamento de políticas públicas e nas prevenções de conflitos. No campo do direito em geral cabe a ela a tarefa de ela avaliar o emocional dos indivíduos que estão envolvidos em processos jurídicos, desde a sanidade mental até suas características de personalidade.
Na vara da Família sua função é orientar psicologicamente e resolver litígios, como uma ação mediadora. Já no direito da infância e juventude passa ser fundamental no acompanhamento psicológico de crianças e adolescentes, a fim de manter a saúde mental para tentar inseri-los novamente na sociedade.
No direito penal sua utilidade é completamente diferente que as dos demais e mais complexa por sinal, sua funções são avaliar o psicológico do transgressor da lei e auxiliar o processo jurídico, ajudar na formulação de sanções, tarefas sócio educativas como uma ferramenta de grande importância a reintegração do cidadão a sua sociedade, atendimentos psicológico aos detentos e também a sua família e por ultimo a triagem psicológica para avaliar as características do detento e sua periculosidade a fim de estabelecer benefícios como regime semi aberto, aberto ou livramento condicional.
A importância da pesquisa e desenvolvimento na área de psicologia é essencial para desenvolver e aprimorar os aparatos da investigação psicológica, em programas sócio educativos de prevenção a violência, conseqüentemente visando os adolescentes como público alvo.
A função da psicologia é indispensável porque é a partir deste conhecimento que se torna possível entender o pensamento humano e cada atitude que o mesmo faz a partir desse ponto trazendo mais flexibilidade e mais humana a justiça. A psicologia em tão pouco tempo se desenvolveu bastante ajudando profissionais nas mais diversas áreas, sendo que nem todas ainda a englobam porém é fundamental no âmbito jurídico e para nossa sociedade.
...