Psicologia O Interesse de Freud nos Sonhos
Por: 20206757 • 2/10/2020 • Resenha • 333 Palavras (2 Páginas) • 146 Visualizações
FREUD (1900)
O interesse de Freud nos sonhos, decorreu da adoção do método da associação livre no tratamento dos seus pacientes.
O objetivo fundamental era chegar às zonas inconscientes do psiquismo e conseguir que os pacientes tomassem consciência das causas profundas dos seus problemas e se libertassem deles.
Para isso, depois de ter abandonado a hipnose como meio de explorar o inconsciente, considerou a necessidade de constituir um método próprio.
Deste modo, aplica o método clínico, adaptando um conjunto de técnicas que permitiram trazer ao consciente as causas não conhecidas, inconscientes, dos problemas e conflitos do paciente.
Por meio de associação livre, Freud sugeria ao paciente a autoanálise e que descrevesse tudo sem reservas, mesmo que o assunto fosse desagradável, indiscreto, absurdo ou parecesse insigni1cante.
Percebeu que no decorrer deste procedimento, manifestava-se resistências, desejos, recordações e os recalcamentos inconscientes.
Dessa forma, notou que os sonhos começaram a aparecer constantemente nas analises, sendo ele um fenômeno normal, não patológico, e que a lembrança patogênica não necessariamente correspondia algo que ocorreu de fato.
Freud (1900), entende que todo sonho representa a realização de um desejo. O inconsciente, deste modo, envia mensagens codificadas à mente consciente, com o propósito de satisfazer o desejo reprimido.
Esse, pode realizar-se abertamente ou de forma disfarçada.
Dessa forma, quando o desejo se realiza abertamente no sonho ocorrem os sonhos claros, de tipo infantil, nos quais o conteúdo manifesto coincide com o latente.
De outra maneira, quando o desejo se realiza de forma disfarçada no sonho ocorrem os sonhos enigmáticos, em que a realização do desejo é irreconhecível, requerendo, pois, interpretação
Para interpretar um sonho, é necessário distinguir o seu conteúdo manifesto (o sonho lembrado) e o seu conteúdo latente (os pensamentos oníricos).
Com frequência, o conteúdo manifesto de um sonho é absurdo; o seu conteúdo latente, porém, é um pensamento perfeitamente inteligível.
...