Psicologia Organizacional
Por: graziellasanchez • 22/3/2016 • Trabalho acadêmico • 1.678 Palavras (7 Páginas) • 280 Visualizações
Áreas da psicologia aplicada brasil => Educação, organização de trabalho e medicina.
Organização social => é antiga, data 300aC., pois foram sociedades cm esquemas de gestão.
Como ocorrem as mudanças=> 1. Mundial, 2. Psicológicas, 3. Brasil.
Problemas com crescimento da indústria=> A medida que essa cresce, a população aumenta gerando problemas ligados à saúde, saneamento, habitação nesse caso o individuo é visto como propriedade privada.
Contribuição da psicologia para a indústria => 1900/1916 Taylor cria métodos científicos para executar as tarefas de um cargo, incentivos salariais, adesão aos métodos de trabalho, separação entre pensamento e operário. Foi aqui que se descobriu o método de fazer o pobre trabalhar = pagando.
Pragmática Americana: A psicologia nas industrias e nas organizações=> Walter Soctt Psicologia aplicada à seleção de pessoal, à administração e à publicidade (sugestionabilidade do consumidor). Fundador da primeira consultoria em psicologia. HUGO MUNSTERBERG : Orientação vocacional, publicidade, administração de pessoal, testes mentais, motivação funcional, efeitos da fatiga e da monotonia no desempenho da função, técnicas de seleção/treinamento para melhoria do desempenho.
Escola de relações humanas
1. Mecanicismo Taylor => Força de trabalho , comportamento é condicionado, portanto funcionário = máquina. Aqui a pessoa é entendida de forma racional e seu incentivo é financeiro.
2. Estudos de Hawthorne ou estudo de Western Electric Company ou Escola das Relações Humanas(Mayo déc 20) => Esse estudo “desbanca” o primeiro. E conclui que o ambiente físico no trabalho não interfere na eficiência dos funcionários tanto quando os aspectos sociais e clima psicológico no local de trabalho. A partir dessa conclusão, estudiosos não ficaram presos no mecânico , mas sim no individuo como : liderança, motivação, grupos, formas de trabalhos, atitudes dos funcionários.
Desenvolvimento da Psico Organiza. Por influencia das guerras=> Sofreu grande impacto com as guerras. 1. Guerra : Desenvolvimento de testes, técnicas de seleção do exercito e desenvolvimento de equipamentos. 2ª Guerra idéia de ergonomia (capacitar equipamentos à pessoas) , aumento do uso de técnicas para seleção do exercito.
Crises mundiais e impulso para produção nacional => o que tem na legitimidade da psicologia é que é um momento pretérito e seu objetivo nesse tempo é o de dissolução dos conflitos de interesse entre capital X trabalho. Nesse momento a psicologia entra como neutralidade cientifica, ou seja analise ambientes e indivíduos.
ATIVIDADES DA PROFISSÃO de PO => Recrutamento e seleção, Acompanhamento de pessoal, Treinamento, Análise de Função.
Modelo tradicional de PO => Visão tradicional de ajustamento da pessoa ao trabalho e busca de eficiência máxima.
Modelo Atual => Desenvolver da pessoa, através de mudanças planejadas e participativas, nas quais o sujeito gradativamente pode adquirir controle de suas capacidades e das mudanças ambientais.
REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA=> TAYLORISMO-FORDISMO => Modelo gerencial, sindical e social, Liberalismo e o Estado de Bem-Estar.
TOYOTISMO => Gestão Flexível, Produção Enxuta, Empreendedorismo, Neo-liberalismo e a Auto-Organização Social
Globalização=> “ Significa a experiência cotidiana da ação sem fronteiras nas dimensões da economia, da informação, da ecologia, da técnica, dos conflitos transculturais e da sociedade civil”
Processo de modernização=> MODERNIZAÇÃO SIMPLES Desincorporação das formas sociais tracionais, Reincorporação de formas sociais industriais, tradição dever. MODERNIZAÇÃO REFLEXIVA => DESTRADICIONALIZAÇÃO, Responsabilidade assumida de forma consciente.
(Funções e) disfunções do modelo de desenvolvimento=> Crescimento da consciência ecológica: Degradação e escassez de recursos naturais, consumismo, Acelerado desenvolvimento tecnológico e baixo desenvolvimento interpessoal, Isolamento físico e acirramento da competição, Aumento da consciência de cidadania, Emprego e desemprego: emergência e extinção de funções – profissões
Mudanças no capital e nas relações de trabalho=>
Capital: a esfera financeira comanda cada vez mais a repartição e a destinação da produção social, o capital adquiriu uma mobilidade e força podendo “escolher” as regiões do planeta que mais lhe convêm em termos de rentabilidade, diversas regiões do planeta aproveitando suas vantagens comparativas em termos de salários, impostos ou legislação trabalhista, o aumento da produtividade não tem implicado em aumento correspondente de empregos, as empresas adquirem uma mobilidade cada vez maior, podendo explorar mais livremente a mão-de-obra
Postos de trabalho: enfrentam competição mundial, tendência ao aumento do desemprego, mesmo nos países desenvolvidos, flexibilização dos contratos de trabalho entre aqueles que preservam seus empregos, ocorre uma intensificação do trabalho, aumentam práticas de subcontratação, de estagiarização e de terceirização
REPERCUÇÃO E EVOLUÇÃO PRATICAS DE GP
Ano ATÉ DEC. 50 DEC. 50-90 APÓS DEC. 90
Relações Industriais Humanas Gestão de pessoas
Pessoas Mão obra Recursos humanos Parceiros
Homem Máquina Social
Necessidade Ordem e rotina Adaptação Mudança
Desafios do Terceiro Milênio=> Gerenciar competências técnicas, Aprender competências comportamentais, Melhorar relacionamentos interpessoais, Alcançar metas e objetivos com pessoas
3 momentos distintos na história da Psicologia do trabalho=> 1. Psicologia Industrial: desenvolveu teorias e aplicações voltadas ao aumento da produtividade do homem em postos de trabalho em um contexto taylorista-fordista. 2.Psicologia Organizacional: também desenvolveu instrumental teórico e prático que permitia repensar as estruturas organizacionais, visando ao aumento da produtividade e da satisfação do trabalhador. Como 3.Psicologia do Trabalho : se volta à saúde mental do homem que trabalha e a dimensões esquecidas como o significado e as relações de trabalho
Atividades
...