Psicologia Organizacional
Por: Dinah Amaral • 1/6/2016 • Trabalho acadêmico • 879 Palavras (4 Páginas) • 305 Visualizações
Qualidade de Vida no Trabalho, Evolução e Perspectiva
Diante de um declínio global em relação a crise financeira, industrias tem procurado meio de sobrevivência.
Tem sobre sua responsabilidade empregados, portanto mudanças em sua gestão tem que acontecer para que medições não ocorra e os funcionários que nela permaneçam possam estar motivados e com um trabalho que possam ter qualidade de vida e não apenas desgaste físico e emocional.
Datados de séculos atrás é possível notar tal preocupação.
Visões compostas por Euclides (300 ac), e Arquimedes, pensadores que iam além do seu tempo, procuravam uma forma através de cálculos, amenizar o trabalho braçal, pois os mesmos perceberam que a exaustão provoca queda em seus rendimentos.
Há partir do século XX, as pesquisas para tais melhorias tiveram um avanço, trazendo Elton sobre a motivação humana, seguido por Maslow com a hierarquia das necessidades e outros que estudaram a importância da motivação e da satisfação do trabalho pelo o indivíduo.
Deixando para trás a visão de uma empresa que só visa lucro e seus funcionários apenas um número, a qualidade de vida no trabalho, tem como meta as necessidades dos empregados, oportunidades de crescimento profissional.
Como já foi visto, muitos autores se interessaram por este campo de pesquisa e quanto mais as pesquisas avançavam, novas descobertas eram feitas que iam além da visão em cima do que é qualidade de vida no trabalho, dentro desse conceito há novas ciências como:
Saúde- preservação à integridade física, mental e social do indivíduo.
Ecologia- Vê o indivíduo como parte integrante e responsável pela preservação do sistema dos seres vivos e dos insumos da natureza.
Ergonomia- Estuda as condições de trabalho ligados as pessoas, fundamenta-se na medicina, na psicologia, na motricidade e na tecnologia industrial, visando do conforto da operação.
Psicologia - Juntamente com a filosofia, demonstra a influência das atitudes internas e perspectiva de vaidade cada pessoa em seu trabalho e a importância do significado intrínseco das necessidades individuais para seu envolvimento com o trabalho.
Sociologia- Resgata a dimensão simbólica do que é compartilhado e construído socialmente, demonstrando suas implicações nos diversos contextos culturais e antropólogo da empresa.
Economia- Enfatizar a consciência de que os bens são feitos e que a distribuição de bens, recursos e serviços deve --------- de forma equilibrada a responsabilidade e os direitos da sociedade.
Administração- Procura aumentar capacidade de mobilizar recursos para atingir resultados, em ambiente cada vez mais complexos, mutável e competitivo.
Engenharia- Elabora formas de produção voltada para a flexibilidade da manufatura armazenamento de matérias uso da tecnologia, organização do trabalho e controle de processos.
Estas ciências não faziam parte do trabalho antes do século XX. A única questão é que condições gerais de trabalho e reconhecimento, irá gerar maior satisfação e com essas condições fará com que o funcionário seja mais feliz dentro da organização.
Este tipo de empresa tem o olhar voltado para seus empregados e percebe que melhorias devem ser tomada, portanto e4la vai em busca do equilíbrio psíquico, físico e social.
Empresas que busca, qualidade de vida no trabalho proporcionam além de um salário razoável, outros benefícios como o vale refeição, vale transporte, convênio médico, além de proporcionar um conforto maior dentro da empresa, como espaço de descanso e até de recreação, proporcionando também formas de crescimento dentro da mesma.
Portanto a qualidade de vida no trabalho é necessária, tanto para o desenvolvimento pessoal como profissional, uma organização que
...