Psicologia Organizacional
Por: elementalrose • 20/3/2017 • Trabalho acadêmico • 755 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
[pic 1]
...............................................................................................................................
GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS – RELAÇÕES HUMANAS
ADRIANE JENNIFER RODRIGUES COSTA – 200872015
ELLEN CRISTINA DE TOLEDO MACIEL - 215052015
LAIS ANDRESSA CABRAL - 225072015
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
O Comportamento na Organização sob a visão das teorias de psicologia.
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
ADRIANE JENNIFER RODRIGUES COSTA
ELLEN CRISTINA DE TOLEDO MACIEL
LAIS ANDRESSA CABRAL
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
O Comportamento na Organização sob a visão das teorias de psicologia.
Trabalho apresentado ao Curso Gestão em Recursos Humanos da Faculdade ENIAC para a disciplina Psicologia Organizacional.
Prof. Silvia Regina Guberovic
Guarulhos
2015
[pic 2]
Respostas
.............................................................................................................
- Com base em sua aprendizagem de sala de aula e os livros indicados justifique com suas próprias palavras a afirmação: “se fosse preciso concentrar em uma palavra a descoberta freudiana, essa palavra seria incontestavelmente inconsciente”. (2 pontos)
R: De acordo com Freud, o inconsciente baseia-se no reprimido, no que deixamos de conseguir guardando toda e qualquer lembrança retraída em nosso inconsciente. Pode-se dizer também que seguimos nossos instintos e que nem sempre estamos agindo pelo consciente, e sim pelo inconsciente... Podendo ser também lembranças traumáticas, impulsos de ansiedade ou até mesmo de situações que não vivenciamos e mesmo assim se tornou censurado.
- Descreva uma situação social cotidiana e, a partir da perspectiva do Behaviorismo, procure entender o que está acontecendo com o comportamento das pessoas, esforçando-se em conhecer as contingências ambientais que as levam a se comportar daquela maneira. (2 pontos)
R: O preconceito humano, esta seria uma situação cotidiana comum entre os indivíduos, percebemos que tudo surgiu muito antes de existirmos, bem antes de sabermos as diferenças de raças, contudo, o homem desenvolveu o preconceito através de cor, cultura, religião, raça, entre outros. O ser humano se tornou influenciável, uma pessoa no qual segue o que os outros seguem. E, além disso, temos certos comportamentos que não sabemos explicar o porquê, pois vem do passado, de coisas que vivemos que reflete hoje e também adquirimos comportamentos de vidas passadas, trazendo-as para vida atual.
- Qual é o papel da memória e da percepção na ação profissional? (1 ponto)
R: A memória tem o papel de armazenar, adquirir e recuperar informações internamente e externamente no cérebro, desta forma armazena tudo o que ouvimos e vivemos.
O indivíduo usa da percepção para organizar e interpretar todas as suas sensações. Sendo assim, a percepção envolve tanto os aspectos mentais quanto a memória e sente todas as sensações organizando-as e enviando-as para a memória para armazenamento.
- Discuta a frase “O homem não tem natureza, o homem tem história”, procurando enfocar o aspecto cognitivo do ser humano. (2 pontos)
R: O homem não tem natureza, o homem tem história; entendemos que nascemos da natureza, nós somos a natureza e construímos nossas histórias de modo cognitivo, no qual usamos nossos sentidos para aquisição de conhecimentos, percepção, atenção, memória... Através da aquisição de conhecimento o ser humano se adapta em qualquer ambiente, adquirindo informações de seus semelhantes. Desta forma o ser humano constrói histórias.
...