Psicologia Organizacional
Por: dessakiffer • 8/5/2015 • Trabalho acadêmico • 751 Palavras (4 Páginas) • 383 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este relatório baseia-se nos conhecimentos adquiridos, através do filme “Tempos Modernos”, na palestra ministrada pela professora Nazaré, feita em sala de aula e nos artigos lidos sobre Psicologia Organizacional.
A Psicologia Organizacional estuda os fenômenos psicológicos provenientes do ambiente das organizações, visando solucionar os problemas relativos à gestão de pessoas, para dessa forma manter a qualidade do clima organizacional, oferecendo condições favoráveis ao trabalho e desenvolvimento do capital humano, e consequentemente ao alcance de metas e lucro.
Entre os focos de atuação da Psicologia Organizacional destacamos: recrutamento e seleção, análise de cargos e salários, aplicação de testes comportamentais (Coaching Assessment), mapeamento dos colaboradores, avaliação de desempenho e performance, gestão do clima organizacional, resolução de problemas e conflito entre profissionais, planejamento de carreira, entre outros.
2 O INÍCIO: PSICOLOGIA INDUSTRIAL
Duas revoluções mudaram o mundo, principalmente no âmbito das relações de trabalho, foram elas a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, ocorridas nos séculos XVIII e XIX. A partir daí estava começando a desestruturação do sistema feudal.
Com o surgimento da industrialização, os trabalhadores agora começam a ser empregados. Eles ainda tinham certo controle sobre o produto, que só surgiria dependendo do ritmo de trabalho desse trabalhador. Entretanto com o aparecimento das máquinas, essas interferências foram acabando, já que não era mais o homem que ditava esse ritmo, e sim a máquina. O homem tinha que obedecer agora ao ritmo da produção maquinal.
Eis que surge a Psicologia Industrial, preocupando-se com a seleção e recrutamento de trabalhadores e soldados, buscando dar consciência ao trabalhador, para que o mesmo tenha noção da sua força de trabalho e quanto ela vale. Tentando acabar com essa visão de que este trabalhador é mecânico. Anos depois de seu surgimento, esse tipo de psicologia é reformulada e recebe outra denominação: Psicologia Organizacional.
3 FILME: TEMPOS MODERNOS
Para complementar os conceitos da psicologia industrial, assistimos ao filme Tempos Modernos, que se passa no início do século XX, na época da Revolução Industrial, onde a produção artesanal foi substituída pela produção em série.
Nas primeiras cenas, podemos observar como era feita a linha de montagem em série, desenvolvida para eliminar o desperdício de tempos na produção das mercadorias. As máquinas tinham a finalidade de aumentar a produtividade das organizações, tornando a realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas dos trabalhadores, trazendo assim graves consequências para estes, tais como: a intensificação e especialização do trabalho do operário, o que acabava tornando desnecessária sua qualificação e provocando no mesmo, lesões por realizar uma única tarefa repetidamente.
O filme Tempos Modernos nos mostra claramente a mecanização do trabalho e a desconsideração dos seres humanos. A organização era vista como uma máquina e o homem era uma peça do mesma.
Este filme nos faz refletir, sobre as formas de trabalho daquela época e como se fez necessário o surgimento da psicologia industrial, auxiliando os trabalhadores no reconhecimento de seu valor, mediante ao seu desempenho sobre o mesmo.
4 PALESTRA: PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
Mediante a palestra compreendemos que, a Psicologia Organizacional não se restringe a gestão de pessoas, também dá atenção à saúde do trabalhador. O psicólogo nesse contexto faz uma ponte de comunicação entre os interesses dos superiores e de seus empregados. A saúde e boas condições de trabalho proporcionadas ao colaborador possibilitará, melhor desempenho e maior satisfação do organismo empresarial e da sociedade.
...