Psicologia Teorias da Personalidade II
Por: edenirbarrionovo • 15/4/2022 • Trabalho acadêmico • 359 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL – SÃO MIGUEL PAULISTA
Nome: Edenir Barrionovo RGM: 23541768
Teorias da Personalidade II
Podemos identificar no filme a psicopatia de Kevin e também uma questão muito importante/presente que refere-se a maternidade, essa que mostra que pode ser um mito que toda mulher nasceu para ser mãe e ou se realiza sendo mãe.
Kevin foi rejeitado desde a gestação e até os três primeiros meses de vida. Segundo Melanie Klein a relação da mãe com o bebê é muito importante desde a sua concepção, pois o bebê antes de nascer, inconscientemente de forma inata reconhece a mãe durante a gestação e essa relação é a base das relações futuras.
Essa mãe o rejeitando, sem dar carinho e o suporte a essa criança, mesmo que ele não compreenda o mundo, mas ele sentindo que está sendo rejeitado, cria-se uma separação, como se o mundo não o quisesse, tendo o mundo como um ameaçador por falta de acolhimento, o mundo pode ser hostil.
Para Melanie Klein, a criança necessita de amor, carinho e compreensão que provém da mãe.
Essa rejeição faz com que a criança desenvolva uma ansiedade percursória, pois dos zero a três meses de vida considera-se a fase de posição equizo-paranóide. O ambiente era hostil e Kevin não era acolhido pela mãe, essa que não sentia afeto pelo bebê e tão logo Kevin introjeta que ela possui o seio mal.
Podemos perceber uma questão Edipiana muito forte, pois ele se relacionava melhor com o pai, pois esse não o conhecia muito bem, Kevin dissimulava, mostrava-lhe apenas seu lado “bom”.
A relação com a mãe era de uma forma cínica e tensa, mas ao mesmo tempo verdadeira e real, pois Kevin mesmo tendo sido rejeitado por essa mãe, ele era apaixonado por ela, porém não demonstrava.
Nos primeiros anos de vida da criança, é possível experimentar desilusões e angustia, no caso de Kevin, ocorre muito cedo, quando ele realiza um assassinato em massa, incluindo membros da própria família, onde podemos perceber que a intenção era descontar a raiva que sentia de sua mãe e mostrar pra sociedade que a culpa dele ser assim é da sua mãe que o rejeitou e o transformou em um monstro.
...