Psicologia organizacional
Por: Lincoln Bruno • 22/6/2015 • Artigo • 372 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
A ORIENTAÇÃO HUMANA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL
Márcia Maria Magalhães Maia
Tecnóloga em Recursos Humanos
A identidade do individuo é formada apartir do meio em que vive, de suas experiencias, culturas e costumes.Apartir das constantes mudanças,o nosso agir, falar e pensar, entra em processo de construção ,seja dentro ou fora das organizações.
É definida a identidade como: Pessoal, Social e organizacional,é atraves delas que nos orientamos como ser individual,membros de grupos e como profissional.
A nossa identidade pessoal é uma luta constante entre o que somos e o que as pessoas querem que sejamos. A social é a integração do eu pessoal com a vida em grupos que fazemos parte, e a organizacional são vivenciadas no mundo do trabalho, com nossas experiencias,comprometimento dentro da instituição.
A uniformidade de valores e a cultura organizacional, pode ocasionar a perda da individualidade dos indivíduos, apartir do momento em que passa a agir conforme as normas, rotinas e tabus organizacionais o profissional pode externalizar essa cultura, ou seja, pode levar esses costumes para a sua vida cotidiana, em família, no grupo de amigos, impondo regras e limites que antes não faziam parte de sua identidade pessoal.
O modo que as organizações buscam orientar a identidade dos colaboradores, é no perfil da identidade coletiva, pois dão prioridade aos objetivos da empresa de um modo geral adeguando-se também aos seus próprios objetivos. Esse padrão da identidade coletiva, também pode trazer consequencias, apartir do momento em que o individuo passa externalizar a cultura da empresa para vida cotidiana, pode se tornar escravo de regras ao invés de agregar valores de uma forma positiva.
As organizações são formadas por pessoas e elas precisam ser motivadas de forma que consigam adaptar-se gradoativamente as constantes mudanças, quanto mais motivados, mais rendimento terão, seja em orientação grupal ou pessoal, são como diamantes, todos possuem seu valor, mas precisam ser moldado, lapidado para alcançar o objetivo principal.
Quanto mais resistente for o colaborador para aceitar o processo de mudanças, maior deve ser o envolvimento da empresa com ele. Trabalhar essa contrução de identidade se possível de modo individual, usando a melhor comunicação, que é a ferramenta fundamental até que se faça compreender todas as normas,diretrizes que definem a organização.
...