Quais são os principais pressupostos da teoria psicanalítica?
Exam: Quais são os principais pressupostos da teoria psicanalítica?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jully_dias • 28/9/2014 • Exam • 469 Palavras (2 Páginas) • 7.068 Visualizações
1. Quais são os pressupostos básicos da teoria psicanalítica?
R: Os pressupostos básicos da Psicanálise é considerada uma área de conhecimento. É um tratamento que recebe o nome de terapia analítica, psicoterapia, ou simplesmente psicanálise. Os pressupostos básicos da teoria freudiana surgiram não só dos estudos neurologia como também de sua preocupação terapêutica com os doentes mentais, o que levou a focalizar o aspecto anormal da personalidade.
2. Qual a função das três estruturas (ID, EGO e SUPEREGO) da personalidade?
R: ID: É um subtrato contendo tudo o que é psicologicamente herdado, de onde provêm os impulsos ou pulsões, onde as representações do mundo interior da experiência subjetiva é a realidade psíquica.
EGO: É a realidade externa, constitui a sede de quase todas as funções mentais. É capaz de diferenciar entre ela e a realidade do mundo externo.
SUPEREGO: Representa mais ideal do que o real tende mais à perfeição do que ao prazer e, podemos dizer é componente social da personalidade.
3. Explique as relações entre ID, EGO e SUPEREGO.
R: As relações entre essas estruturas é que o EGO seria a ponta visível do Iceberg, e o conteúdo submerso seria o ID e o SUPEREGO. O ID é a aquele que faz você agir por impulsos vendo apenas a satisfação e a necessidades, sem pensar em nada mais. O SUPEREGO, seria o censor onde teria as normas, as regras da sociedade.
4. Observe uma criança nas fases oral e anal e apresente suas considerações.
R: Fase oral: Um bebê obtém o prazer de chupa o dedo, com isso proporciona o prazer.
Fase anal: É uma fase que se desenvolve em média 2 a 4 anos, onde as crianças passa a ter controle sobre os músculos estriados.
5. De dois exemplos dos seguintes mecanismos de defesas: Projeção, Repressão e Formação reativa.
R: Projeção: O marido feio que exige que sua mulher seja bela, mas na verdade ele pode estar projetando o desejo de ser belo na mulher. Um jogador de tênis que perder uma partida, justifica sua perda botando culpa na qualidade da raquete.
Repressão: Quando uma pessoa não se dá conta que está com raiva, mesmo que seja evidente pela fisionomia. Uma vitima de acidente que não consegue se lembrar de nada a respeito do acidente.
Formação Reativa: Mãe superprotetora que compensam uma culpa ou raiva inconsciente contra o incomodo e a intrusão dos filhos. Jane odeia a Administração. Ela faz para agradar aos pais. Durante o exercício da profissão, ela fala a estudantes em perspectiva sobre a excelência da administração como carreira.
6. Extraia da relação entre o ID, o EGO e o SUPEREGO, bem como das tensões e conflitos produzidos pela libido, situações que podem ser aplicadas na concepção e prática educacionais.
R: A educação fala abertamente da sexualidade, no sentido geral, estrutura o superego, fornece as bases da realidade para que ele possa distinguir o que é certo de errado.
...