Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
Por: Stefanny Karoline • 17/3/2022 • Trabalho acadêmico • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 1.908 Visualizações
Questões
1. Quem é o fundador do Behaviorismo e quais as diferentes denominações dessa tendência teórica?
O fundador do Behavorismo foi considerado o americano John B. Watson, depois de ter publicado um artigo “Psicologia: como os behavioristas a vêem”, que tinha como intento, prever e controlar o comportamento. Para denominar essa tendencia pode-se usar o termo Behavorismo , como também Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento e Análise do Comportamento.
2. Para os behavioristas, qual é o objeto da Psicologia e como é caracterizado?
A publicação do John Watson, permitiu que os behavosristas vissem o comportamento como um objeto da psicologia, que foi caracterizado como um objeto observável, mensurável e cujos experimentos poderiam ser reproduzidos em diferentes condições e sujeitos.
3. Como o homem é estudado pelo Behaviorismo?
O homem é estudado no behavorismo , não com o seu comportamento isolado, mas, sim, com sua interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde a sua ação acontece. Logo o Behaviorismo estuda as interações que há entre o homem e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
4. Qual o mais importante teórico do Behaviorismo?
Burrhus Frederi Skinner , ou como é conhecido, B. F. Skinner, foi o mais importante teórico behavosrista .
5. O que é comportamento reflexo ou respondente? Dê exemplos.
O comportamento reflexo também é conhecido como comportamento correspondente, que usamos para designar um comportamento não voluntário, ou seja, respostas que executamos sem o nosso próprio controle, como por exemplo, quando nossa pupila dilata ao ser exposta a pouca luz, ou quando transpiramos ao ser elevada a temperatura do ambiente, ou até mesmo quando lacrimejamos ao cortar uma cebola.
6. Como o comportamento respondente pode ser condicionado? Dê exemplo.
O comportamento respondente, pode ser condicionado quando a partir de um estímulo, aprendemos a executar uma resposta, ou seja, quando conseguimos parear estímulos eliciadores e em certas condições, eliciar respostas. Como por exemplo, nossas reações físicas e emocionais quando ouvimos uma música e o coração acelera e nos fazem chorar, essa reação não é involuntária, mas aprendida de acordo om o significado que damos a ela, ao lembrarmos de uma pessoa que sentimos falta, portanto um comportamento reflexo, aprendido.
7. O que é comportamento operante? Dê exemplos.
O comportamento operante foi um conceito teorizado por Skinner, que abrange desde os nossos comportamentos mais simples , como quando somos bebês , até os nossos comportamentos mais aprimorados, quando adultos, podendo se dizer que uma resposta produz um estímulo e estímulo controla a reposta .
Como por exemplo: Escrever um trabalho, ler um livro , andar até a faculdade, entre outros.
8. Como se condiciona o comportamento operante? Dê exemplo.
O condicionamento operante ocorre através de recompensas ou punições pelo comportamento do indivíduo, fazendo com que seja feita uma associação entre aquele comportamento e a sua consequência.
Um exemplo é quando aprendemos a tocar um instrumento par ouvir o som gostoso de uma música.
9. O que é reforço? O que é reforço negativo e positivo? Dê um exemplo para cada caso.
Reforço é toda consequência que pode alterar a ocorrência da resposta, podendo ser :
Reforço Positivo: É adição de um estímulo de reforço na sequência de um comportamento que faz com que seja mais provável que o comportamento ocorra novamente no futuro, quando ocorre uma recompensa após uma ação, aquele comportamento tende a se repetir.
Ex: Quando ao fazermos certo uma lição da escola, a professora carimbava uma imagem que dizia “Bom trabalho, nota 10 “.
Reforço negativo: Ao contrário do reforço positivo é uma resposta ou comportamento reforçada para parar ou remover um comportamento, que são reforçados negativamente quando eles aparecem. Reforços que fazem com que diminua a ocorrência da resposta
Ex:Quando queremos muito um doce e quando pedimos para nossos pais gritando e chorando, eles não dão, porém quando pedimos educadamente e sem gritar eles nos concedem com o agrado do doce. Um reforço negativo (não dando o que pedimos) quando agimos com birra.
10.
...