Questionário Sobre O filme Na Natureza Selvagem
Por: Leticia de Paula • 17/4/2017 • Trabalho acadêmico • 474 Palavras (2 Páginas) • 712 Visualizações
Página 1 de 2
Questionário sobre o filme Na Natureza Selvagem
Aluna: Letícia Rodrigues de Paula
Psicologia, 1°semestre, turma ”B”
Respostas:
- Cris cresceu em uma sociedade capitalista e orgânica. Na qual foram lhe passados certos modelos e exemplos (por seus pais de forma direta ou indireta) de casamento- em que há a submissão da mulher e há uma falsa felicidade
- O tipo de interdependência que existe na sociedade em que Cris cresceu é a solidariedade orgânica, pois ela é uma sociedade complexa onde seus indivíduos possuem uma consciência individual maior; compartilham crenças, tradições, costumes e valores sociais e religiosos; cada indivíduo tem a sua função “única” que depende da ação do próximo; e o que mais prova que é esse tipo de solidariedade que predomina a sociedade em que ele estava inserido é o fato dele morar numa sociedade capitalista que possui uma divisão do trabalho complexa.
- Não, ele não está imune da consciência social, pois se não fosse o seu conhecimento que foi adquirido ao longo da sua vida ele não saberia como sobreviver no Alaska sozinho. O que faz Cris estar ligado a sociedade mesmo estando longe dela são seus livros e as suas anotações.
- Não, porque como ele cresceu numa sociedade orgânica (moderna), ele viveu e aprendeu todos os costumes e isso o impossibilita de viver numa sociedade mecânica (“primitiva”).
- Durante todo o filme, Cris entende a sociedade como algo que está somente no externo, ele não percebia que, apesar de estar longe do espaço com maior densidade, ele ainda estava dentro da sociedade e a sociedade também estava dentro dele. Ele só chegou a perceber o quanto dependia dos outros e o quanto precisava dos outros para se sentir realizado no final do filme, que é quando ele escreve em um de seus livros: “a felicidade só é de verdade quando compartilhada”.
- Desde a infância é ensinado às crianças que elas devem usar roupas para serem (de certa forma) aceitas na sociedade, e conforme elas crescem, são impostos de forma “silenciosa” certos padrões de como devem ser as roupas (o exemplo disso é quando é exigido que Cris utilize meias para trabalhar). Mas durante o filme há dois momentos em que esse fato social é quebrado e, na primeira vez (quando ele está descendo o rio e encontra um casal, e a mulher está sem blusa) Cris aparenta estranhar aquele comportamento e isso o deixa constrangido no início; a segunda vez (quando ele está acampando próximo a praia de nudismo) ele já não sente estranhamento, pois criavam um “novo” fato social.
- Teria sido o suicídio egoísta, pois Cris largou todos os seus grupos sociais para conseguir chegar ao seu objetivo, o que fez com que no final da sua vida ele estivesse completamente só e carente, isso fica evidente no momento que ele escreve em um dos seus livros: “a felicidade só é verdadeira quando é compartilhada”.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com