RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO BÁSICO I EM PSICOLOGIA ATENÇÃO EM SAÚDE COM ÊNFASE EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
Por: Blenda Santana Anunciação • 2/6/2018 • Relatório de pesquisa • 11.553 Palavras (47 Páginas) • 1.209 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE MACAPÁ
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
BLENDA MICHELA SANTANA ANUNCIAÇÃO
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO BÁSICO I EM PSICOLOGIA ATENÇÃO EM SAÚDE COM ÊNFASE EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
Macapá, Ap
2017.2
[pic 2]
FACULDADE DE MACAPÁ
BACHARELADO EM PSICOLOGIA
BLENDA MICHELA SANTANA ANUNCIAÇÃO
RELATÓRIO FINAL DO ESTÁGIO BÁSICO I EM PSICOLOGIA ATENÇÃO EM SAÚDE COM ÊNFASE EM PSICOLOGIA ESCOLAR E EDUCACIONAL
Relatório referente ao Estágio Supervisionado do 4º semestre do curso de Bacharel em Psicologia pela disciplina Estágio Básico I – Escolar, como requisito avaliativo para obtenção de nota final Bimestral II, sob orientação do Prof. M.e. Rodrigo Maciel Trindade.
Macapá, Ap
2017.2
RESUMO
O estágio escolar fora realizado na Escola Estadual Dom Aristides Piróvano, com o intuito de levar os futuros psicólogos a ter uma experiência nesta área, bem como informar a instituição se algum aluno precisaria de uma atenção especial tanto na área pedagógica como psicológica. Fora utilizado técnica de escuta terapêutica e observação do comportamento, num primeiro momento com os alunos e logo em seguida com os pais, pois estes são de extrema importância para o desenvolvimento educacional dos filhos, por último após ter sido identificado a demanda principal da turma, fora realizada a intervenção coletiva visando amenizar o problema central. Por fim o estágio na escola e de extrema importância para os futuros psicólogos, pois nos deparamos com vários conflitos enfrentados pelos jovens e aprendemos a ouvir os problemas de terceiros sem julgar, fazendo assim com que nos tornemos profissionais mais capacitados.
PALAVRAS-CHAVE: Estágio Escolar; Alunos; Capacitação Profissional.
SUMÁRIO
1 APRESENTAÇÃO 4
2 JUSTIFICATIVA 5
3 OBJETIVOS 6
3.1 OBJETIVO GERAL 6
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4 ATIVIDADES REALIZADAS E REFLEXÃO TEÓRICA 8
4.1 ANÁLISE INSTITUCIONAL 8
4.2 ANÁLISE DOS CASOS 9
4.2.1 Caso 1: R.M, 12 anos, Sexo Masculino 9
4.2.2 Caso 2: R.P, 13 anos, Sexo Masculino 10
4.2.3 Caso 3: R.B, 14 anos, Sexo Feminino 11
4.2.4 Caso 4: T.H, 13 anos, Sexo Masculino 13
4.2.5 Caso 5: S, 13 anos, Sexo Feminino 14
4.3 Experiência da Intervenção Coletiva 15
5 PLANO DE AÇÃO 16
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 17
REFERÊNCIAS 18
ANEXOS 20
ANEXO A – Ficha Do Aluno 21
ANEXO B – Ficha Do Atendimento Dos Pais 24
ANEXO C – Ficha De Intervenção Coletiva 26
ANEXO D – Parecer Psicológico 27
APÊNDICE A – Ficha De Inscrição 41
APÊNDICE B – Cronograma De Estágio 42
APÊNDICE C - Formulário Para Avaliação Do Cumprimento Do Estágio Supervisionado 44
APÊNDICE D – Apresentação Do Relatório Final 45
APÊNDICE E – Termo De Compromisso 46
1 APRESENTAÇÃO
Este relatório diz respeito à disciplina de Estágio Básico I do curso de psicologia. Teve como base entender como a família influência o desenvolvimento escolar dos adolescentes, bem como mediar os conflitos familiares.
Ele está dividido e elaborado da seguinte forma: capa, folha de rosto, resumo, sumário, apresentação, justificativa, objetivos gerais e específicos, atividades realizadas e reflexão teórica contendo as análises institucional e dos casos, é a experiência da intervenção coletiva, plano de ação, considerações finais, referências, anexos e apêndices. Fora realizado na Escola Estadual Dom Aristides Piróvano, sob supervisão e orientação do Prof. M.e. Rodrigo Maciel Trindade.
2 JUSTIFICATIVA
O estágio na área escolar e de extrema importância, pois é necessário saber como seria o trabalho do psicólogo nesta área, a prática num ambiente escolar proporciona aos futuros psicólogos uma experiência onde eles iram colocar em pratica a teoria, fazendo com que eles se tornem profissionais competentes e capacitados.
A Escola Estadual Dom Aristides Piróvano, fica localizada no Estado do Amapá, no município de Macapá, e situa-se na Avenida Henrique Galucio, número 1840, no bairro Santa Rita, teve sua inauguração em 1962, funcionando as quatro séries iniciais do ensino primário, teve como primeiro nome Grupo Escolar Paroquial “Dom Aristides Piróvano”. Funcionava sob a responsabilidade do Governo do Território Federal do Amapá nos anos de 1965 a 1976, e passou a chamar-se Escola E. Dom Aristides Piróvano, apenas em 1994. Com a mudança dos das series 1º e 5º ano para o município, a escola abriu mais vagas para o 6º ano à 8º ano, começou a ser reformada no ano de 2009 e em 2013 fora reinaugurada.
A escola conta com 23 dependências subdivididas, entre salas de aula, da direção, secretaria, coordenação, biblioteca, banheiros entre outros. A escola atende 387 alunos matriculados e possui em seu quadro docente 44 professores que lecionam do 5º ano à 8ª série do Ensino Fundamental. Possui 10 funcionários de apoio do Caixa Escolar.
A escola apresenta vários alunos com problemas familiares, com uso de drogas, e que se automutilam, isso dificulta a aprendizagem do jovem e de seus colegas também, são várias demandas que envolvem esses jovens, o psicólogo entraria como uma ponte entre a escola e o aluno, pois ele não trabalha apenas com o aluno, e sim com as pessoas que o envolvem, seja a família, amigos ou professores. Sabe-se que é no ambiente escolar que as pessoas passam a maior parte de suas vidas, a escola é crucial para o desenvolvimento físico, cognitivo e psicossocial.
...